Feira de Santana

Procon alerta consumidores sobre golpe da lista telefônica

Somente este ano, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) registrou 29 queixas e realizou 8 aberturas de processos relacionados a este problema.

Acorda Cidade

O “golpe da lista telefônica”, uma ação ilícita praticada em todo o Brasil, tem feito vítimas também em Feira de Santana. Somente este ano, a Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) registrou 29 queixas e realizou 8 aberturas de processos relacionados a este problema. O Departamento Jurídico do órgão tem alertado os consumidores para que não forneçam dados ou assine documentos oriundos de distribuidoras de listas telefônicas.
 
O superintendente do Procon, Jorge Marques, explica como o golpe é aplicado. “Funcionários de empresas distribuidoras de lista telefônica ligam para empresas solicitando informações para que seja emitido um fax confirmando cadastro, mas trata-se de um contrato disfarçado e ao assinar é enviada a cobrança de valores que variam, podendo chegar até R$ 6 mil”, revela.
 
Caso o consumidor tenha caído no golpe e assinado o contrato, a orientação é procurar o Procon. “A vítima deve entrar em contato com o órgão de defesa do consumidor para que seja solicitado o cancelamento”, destacou.
 
O “golpe da lista telefônica” é comum em várias partes do país. “No ano passado o Ministério Público fechou 32 empresas em Campinas, São Paulo. O problema é que essas empresas mudam-se de cidade e nome e tornam a aplicar o golpe em novas vítimas”, ressalta Jorge Marques. (Secom)
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários