A unidade do Senai em Feira de Santana abriu inscrições para um processo seletivo que oferece bolsas gratuitas em 12 modalidades de cursos. Os interessados, que devem cumprir os requisitos mínimos para concorrer à vaga, serão selecionados a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A instituição oferece a possibilidade de estudar, de forma 100% gratuita, nas modalidades presencial e semipresencial. As turmas terão ao todo 50 vagas. Para os interessados em garantir a vaga diretamente, a matrícula pode ser feita de forma particular.
Cursos ofertados:
- Técnico em administração – Duração de 18 meses.
- Técnico em desenvolvimento de sistemas – Duração de 24 meses.
- Técnico em eletromecânica – Duração de 24 meses.
- Técnico em eletrotécnica – Duração de 24 meses.
- Técnico em logística – Duração de 18 meses.
- Técnico em manutenção automotiva – Duração de 24 meses.
- Técnico em manutenção de máquinas industriais – Duração de 24 meses.
- Técnico em mecatrônica – Duração de 24 meses.
- Técnico em planejamento e controle de produção (PCP) – Duração de 18 meses.
- Técnico em qualidade – Duração de 18 meses.
- Técnico em química – Duração de 24 meses.
- Técnico em segurança do trabalho – Duração de 24 meses.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Requisitos para a matrícula
A matrícula só poderá ser efetivada se o candidato estiver cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou se tiver concluído o Ensino Médio ou outra modalidade de ensino equivalente. Esses requisitos servem tanto para os alunos que pretendem se matricular de forma particular quanto para os interessados em concorrer às bolsas gratuitas.
Processo de seleção
Em entrevista ao Acorda Cidade, Welber Lima, coordenador técnico do Senai, explicou que na modalidade semipresencial os alunos têm a obrigatoriedade de cursar 20% da carga horária presencialmente na instituição. Ele explicou que a seleção dos bolsistas será feita através do ranqueamento das melhores notas no Enem.
“Os bolsistas precisam ter alcançado nota igual ou superior a 500 pontos em alguma edição do Enem entre 2019 e 2023. Aqueles que alcançarem mais de 500 pontos em mais de uma edição, podem escolher a sua maior nota e participar do processo para concorrer à bolsa de 100%. Os bolsistas são aqueles que alcançam os maiores desempenhos”, disse o coordenador.
Atento ao mercado
Lima explicou que, a partir do momento que uma pessoa inicia um curso no Senai a instituição se torna parceira do aluno. Segundo o coordenador, existe um núcleo focado no desenvolvimento de carreiras. O setor é responsável por fazer a comunicação direta com as empresas e divulgar possíveis vagas de emprego para os alunos. Por este motivo, o Senai está atento ao mercado.
“O mercado tem demandado bastante profissionais com habilidades práticas e especializadas. Então as empresas de diversos setores buscam esses profissionais para atuar diretamente nas operações. A formação técnica é alinhada às novas necessidades do mercado. Todo o curso técnico do Senai é pensado para atender à necessidade da indústria, que é a razão da existência do Senai”.
Welber acredita que os cursos no catálogo do Senai Feira estão sempre direcionados para as necessidades da indústria e do mercado local. Para aqueles que ainda estão em dúvida sobre qual curso escolher, o coordenador afirma que olhar para as próprias aptidões é a solução.
“Sugiro analisar um pouco o seu perfil, ver qual é a área que você mais se identifica para vir aqui e se matricular. E qualquer dúvida que tiver, venha à nossa escola, conhecer os nossos laboratórios, conversar com os nossos professores ou com a gente da coordenação para poder fazer a matrícula de forma assertiva”, concluiu o coordenador.
A unidade do Senai em Feira de Santana disponibiliza canais para atendimento. As dúvidas, tanto sobre as matrículas de forma particular quanto sobre o processo seletivo para as bolsas, podem ser tiradas através do WhatsApp 75 3229-9100 ou pelo site oficial.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão do jornalista Gabriel Gonçalves
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram