A primavera, considerada a estação das flores, inicia nesta quinta-feira (22), no hemisfério sul. Este período marca a transição entre o inverno e o verão, que começa no dia 21 de dezembro.
Portanto, no início, apresenta baixas temperaturas e poucas chuvas. Já a partir da segunda metade da estação, ocorre o aumento das temperaturas e umidade, com pancadas de chuvas mais frequentes no final da tarde e à noite.
De acordo com a estação climatológica do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), entre outras características, é na primavera que se inicia a época de reprodução de muitas espécies de árvores e animais, as temperaturas ficam moderadas, pouco frio e é a estação mais florida do ano.
A primeira metade da Primavera na Bahia, especificamente até o final de outubro, apresenta características com calor e o tempo ainda se mantém seco.
Em novembro é que se observam algumas mudanças, sobretudo, no regime de chuvas da faixa oeste. No entanto, para a maior parte do estado a estação é de diminuição destes eventos, como em Feira de Santana onde o seu período mais chuvoso ocorre entre abril e julho.
Em Feira de Santana, segundo a previsão do tempo fornecida pela estação climatológica do Inema, na primeira metade da estação até o dia 30 de setembro, a tendência é de chuvas fracas e moderadas.
A primavera já marca o final do período mais chuvoso em Feira, pois o mesmo se concentra entre abril e julho. Além disso, ao longo da estação também há a elevação gradativa das temperaturas, pois é a época do ano em que aumenta a incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra no Hemisfério Sul.
Mas, mesmo na primavera, as chuvas continuam. Isto ocorre porque no decorrer desta estação, além do aumento do calor e umidade, o deslocamento de frentes frias pelo sudeste do Brasil até o sul da Bahia, ajudam a favorecer a ocorrência de chuvas, sendo estas geralmente em forma de pancadas e com curta duração. No entanto, essas chuvas são mais frequentes nas regiões Oeste, Sudoeste e Sul.
Para estes dias, entre 20 e 30 de setembro, os modelos de previsão do Inema indicam temperaturas variando em torno de mínimas 20°C e máximas atingindo os 32°C.
No decorrer da estação esperam-se chuvas mais frequentes na faixa mais a oeste da Bahia, sendo comum registro com volumes significativos em curto tempo, o que chamamos de pancadas de chuvas.
Em Feira de Santana, apesar desse mês estar inserido no período seco da região, não se descarta a possibilidade da atuação de sistemas meteorológicos que poderão ocasionar chuvas isoladamente significativas, o que requer sempre o acompanhamento da previsão do tempo e ficar atento aos possíveis alertas enviados.
O mês de outubro em Feira de Santana normalmente é um mês de redução das chuvas, porém, as temperaturas e umidade mais elevadas, bem como a atuação de sistemas meteorológicos, são fatores que poderão contribuir para ocasionar chuvas na região.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram