Previsão para ordenamento do centro da cidade é de dois anos
O prefeito José Ronaldo destacou a importância da participação da sociedade para colocar o projeto em prática e dividiu a execução do pacto, em seu mandato, em períodos de curto, médio e longo prazo.
Um projeto do Governo Municipal quepretendeorganizar o centrocomercial de Feira de Santana foiapresentadodamanhãdestasegunda-feira (25) peloprefeitoJosé Ronaldo de Carvalho e pelosecretário de Trabalho, Turismo e DesenvolvimentoEconômico, Antônio Carlos Borges Junior, no SalãoNobre do Paço Municipal Maria Quitéria.
O Pacto de Feira, comofoidenominada a iniciativa, serádesenvolvidoatravés de discussões de propostasquerepresentemosanseiosdapopulaçãofeirense e com o apoio de diversosparceiros, comoSindicatos e Associações, masaindanãotemverba.
O prefeitoJosé Ronaldo destacou a importânciadaparticipaçãodasociedadeparacolocar o projeto em prática e dividiu a execução do pacto, em seumandato, em períodos de curto, médio e longoprazo.
A curtoprazoJosé Ronaldo destacou a licitaçãopara a implantaçãodaZonaAzul, quevaiviabilizar o estacionamento no centrodacidade, licitaçõesparareformasamplas no Centro de Abastecimento e Mercado de Artes e estudostécnicospara a implantação de poçosartesianosnaruaOlimpio Vital, ondeseráprojetado um canteiro ornamental de flores e plantas.
A prefeiturapretendecontar com parceria de empresasprivadascomo a OI e a Coelba, para a AvenidaSenhor dos Passos, naqualtoda a fiaçãoserásubterrânea, e a partirdestaterça-feira (26) a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsitovaiiniciar as alteraçõesnasinalização vertical e horizontal do centrodacidadeparamelhorar a trafegabilidade.
O projetonãotemprazodefinidoparaconclusão, e a maioria do quefoiapresentadohojeé, segundo o secretárioAntônio Carlos, perspectivas. A previsãoinicialé de doisanos, maspara Alfredo Falcão, presidenteda Câmara dos DirigentesLojistas (CDL), esteprazoéotimistaporque a execução do pacto antecede umasérie de fases e de viabilizaçãoeconômica.
“Depois do projetovem o projeto de execução, depois o orçamento, posteriormentedevecolocar o orçamento no orçamento do município e em seguidavem a licitação. O processoélongo e euachodoisanos um prazomuitootimista, masvamosfazer o possívelparaconcluirneste tempo”, disse.
O presidentedaAssociaçãoComercial de Feira de Santana, Armando Sampaio, destaca a importância de organizar o centrocomercial e esperaque as entidadesenvolvidascolaborem e entendamque o problema de fatonãopodeserresolvido de imediatopor se tratar de algocomplexo. “O pontapéinicialjáfoi dado”, ressaltou.
Shopping a céuaberto
O presidentedaAssociação dos VendedoresAmbulantes de Feira de Santana, Robson Leite, informouque o ordenamentotambémvaibeneficiarosvendedoresambulantes e o comérciodacidadecomo um todo. Eledissequeosambulantesaguardam com alegria a execução do projeto do shopping a céuaberto, narua Sales Barbosa, denominado Shopping Feira, queseráusadocomoprojetopilotopara o ordenamentotambémdaavenidaSenhor dos Passos e daruaMarechalDeodoro.
O secretárioAntônio Carlos Borges Júnior, destacou a melhoracessibilidade no centrodacidadeatravésdazonaazul e dareordenaçãodasprincipais via do comérciodacidade e nasinalização de trânsito.
“Vamoscomeçarpela Sales Barbosa, depoisSenhor dos Passos e MarechalDeodoro. A zonaazulé o primeiro e também a sinalização e regulamentação do sistemaviáriopara o centrodacidade. Amanhãjáestamosiniciando as primeirasaçõesnacidade. A Secretaria de Transportes e Trânsitojávaimodificar a rua 7 de Setembro, tirando o estacionamentoparaque a pessoasposamtrafegar com maistranquilidade”, anunciou o secretárioinformandoqueaudiênciaspúblicasserãomarcadaspara a sociedadeapresentarpropostas.
“A associação de floristasplantarãoflores no canteiro central daruaOlímpio Vital. Se cada um varrersuaporta, consertarsuacalçada e melhorarsuaestruturadandomaisacessibilidade, jáestáfazendoparte do pacto”, concluiuAntônio Carlos Borges Júnior.
A imagemacimaé de umadaspropostasapresentadas. Aindanãofoidefinido o local para a implantação do shopping popular nemfoidiscutida a viabilidadedaconstrução do mesmo.
Alémdaparticipação de todas as secretarias, autarquias e fundações do Governo Municipal, o projetoconta com o apoiodaAssociaçãoComercial e Empresarial (Acefs), Associação de Ambulantes (Afeva), Associação de Vendedores do Feiraguai (Avanfs), Mercado de Arte Popular, Associação dos Floristas, Câmara Municipal, Câmara de DirigentesLojistas (CDL), Centro dasIndústrias de Feira de Santana (Cifs), InstitutoPensarFeira, ServiçoNacional de AprendizagemComercial (Senac), ServiçoBrasileiro de Apoioàs Micros e PequenasEmpresas (Sebrae), Sindicatos dos TrabalhadoresdasFeirasLivres, Sindicato do Comércio (Sincomfs), Sindicato dos Comerciários, Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes, Sindicato dos Contadores, Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Camelôs (Sindcame) e SindicatodaIndústria do Vestuário (Sindvest) e Associação Centro de EducaçãoTecnológicada Bahia (Asceteb). (Jorge Magalhães).
Informações e fotos do repórter Paulo José do programaAcordaCidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade