A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª região, Dra. Débora Machado, visitou a sede do órgão, em Feira de Santana, nesta quarta-feira (26) para dialogar com juízes, servidores e a advocacia que atua na Justiça do Trabalho, a fim de ficar ciente das demandas existentes na cidade.
Na reunião foi pontuado pela OAB Subseção Feira de Santana a dificuldade que os advogados e advogadas têm principalmente com relação ao interstício existente entre a propositura da ação e a marcação da audiência, ou, ainda, sobre o prazo existente entre a realização da audiência de conciliação e da audiência de instrução, que se traduz num longo tempo de espera.
“Cobramos do Tribunal a execução de medidas que ajudem a diminuir esse prazo, pois há processos que estão com audiências agendadas para outubro de 2023. Além disso, questionamos como ficará a situação das audiências e das sessões de julgamento no 2º grau, pois recentemente houve um ato do Tribunal Superior Eleitoral (TST) determinando que tudo volte a funcionar presencialmente”, declara Dr. Raphael Pitombo, presidente da OAB Feira.
A magistrada disse que a tendência é que haja o retorno presencial das audiências, sendo que, com relação às sessões de julgamento, o advogado ou advogada que seja de outra cidade que não a capital, pode participar de forma híbrida/remota, facilitando, assim, que todos possam participar da sessão. Ainda, Dra. Débora Machado se colocou totalmente à disposição de Feira de Santana para que haja a melhoria do funcionamento da Justiça do Trabalho.
Ela veio acompanhada da juíza auxiliar da presidência, Dra. Marilia Sacramento, e do desembargador do TRT-5, Dr. Marcos Gurgel. Também participaram da reunião os membros da Comissão da Justiça do Trabalho de Feira de Santana, Dr. Diego Lima, Dr. Igor Borges e Dr. Tiago Matos, e, também, Dr. Filipe de Abreu, tesoureiro da CAAB.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram