A ONG Patinhas de Rua, que atua na proteção de animais de rua em Feira de Santana, está enfrentando dificuldades para manter seus serviços devido à falta de recursos. A presidente da ONG, Patrícia Santos, cobra da Prefeitura o repasse de uma verba prometida, essencial para a continuidade das atividades da instituição. Sem o apoio financeiro, a ONG corre o risco de ter que reduzir ou interromper suas ações.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Ela informou ao portal Acorda Cidade, que a entidade tem direito a receber o auxílio financeiro de R$ 30 mil, mas até o momento não recebeu.
“Foi liberado uma verba desde o ano passado, verba de subvenção de um vereador e já saiu no diário oficial da prefeitura desde maio para junho e, até hoje a gente não conseguiu receber. Já levamos toda a documentação que a prefeitura exigiu, já assinamos a parceria do contrato, mas até hoje a gente está lutando para receber e não conseguimos”.
Como já foi mostrado aqui no Acorda Cidade em outras reportagens, a Patinhas de Ruas, ONG destinada a cuidar de animais abandonados da cidade, sobrevive de doações para manter as atividades. Em muitos momentos, eles chegam a realizar apelos para conseguir manter as portas abertas. Além das despesas diárias, a ONG possui uma dívida de mais de R$ 30 mil.
Este é mais um momento em que Patrícia relata a dificuldade para comprar ração para os animais e arcar com as despesas do dia a dia.
“A gente está em desespero porque nós não temos como pagar as despesas, não temos nem mais como comprar a ração dos bichos, porque a sociedade também está com dificuldade de nos ajudar. Então a gente está aqui querendo reivindicar essa verba e perguntar por quê ainda não foi pago”.
Ainda conforme a presidente, apesar de ter entregue a documentação, ela não tem muitas informações sobre a liberação. Patrícia também informou que deve receber a quantia através da Secretaria Municipal de Saúde.
“Nem os próprios funcionários da controladoria estão entendendo porque tanta demora, porque se a gente já deu a documentação necessária e a última vez que fiquei sabendo, disse que o processo estava congelado dentro da Secretaria de Saúde. Eu fui lá, a chefe do financeiro falou que a verba ainda não chegou no caixa da Secretaria de Saúde, então a gente também está sem entender o porquê”.
A presidente ainda destacou que o valor deve ajudar muito a lidar com as despesas fixas.
“Vai ajudar muito porque a gente não vai se preocupar, pelo menos com a ração, pagar funcionários, que eram seis e já diminuiu para três, pela falta que a gente não está recebendo ajuda”, explicou.
O Acorda Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Feira de Santana e aguarda retorno.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: ONG Patinhas de Rua pede apoio para concluir obra e quitar despesas de 33 mil reais
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram