Feira de Santana

Presente de Natal: criança volta ao convívio familiar após 9 meses internada no HEC

Desde março, cinco pacientes crônicos participaram do programa de desospitalização do HEC

Acorda Cidade

Vivendo há nove meses na UTI Pediátrica do Hospital Estadual da Criança (HEC), a dona de casa Raimunda Pereira, moradora do bairro Conceição I, em Feira de Santana, realizou um sonho nesta quarta-feira (11): voltar para casa com a filha Monalisa Santos, 6 anos, a tempo de comemorar o Natal com a família reunida.
 
A criança sofreu uma broncoaspiração, seguida de parada respiratória ao engasgar com alimento, em março, e ficou internada no HEC desde então. Acompanhada pela mãe e pela irmã, Elaine, que estiveram sempre presentes durante todo o período do tratamento, a paciente recebeu o carinho de toda a equipe do hospital. “Estou preparada para cuidar dela e muito feliz por este presente, que é voltar para casa com minha filha”, disse a mãe, Raimunda Pereira.

 
Festa – A volta de Monalisa para casa mobilizou todos os setores do hospital e a festa de despedida ficou por conta do grupo teatral Terapeutas do Riso, que levou alegria, palhaçada e muito riso à pequena. A arte dos palhaços dos Terapeutas do Riso é referência em práticas de humanização na assistência à saúde.
 
Em casa, Monalisa será assistida por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde. Todo o suporte respiratório que a paciente necessita foi fornecido pelo programa de oxigenoterapia, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o suporte hospitalar é fornecido pelo HEC, com atendimento ambulatorial e de urgência/emergência.
 
Desospitalização – Desde março, cinco pacientes crônicos participaram do programa de desospitalização do HEC, que visa humanizar o tratamento de crianças com internação prolongada, capacitando os responsáveis para os cuidados domiciliares. “Ainda temos sete pacientes internados aguardando a volta para casa, que ocorrerá até o primeiro semestre de 2014”, explica o coordenador das UTI’s Pediátricas, Sandro Nunes.
 
De acordo com a gerente de enfermagem da UTI Ped, Paula Ribeiro, mesmo com um período de internação menor do que outras crianças internas na unidade, a família de Monalisa conseguiu adaptar a residência para recebê-la. “A nossa maior satisfação é ver o cuidado e dedicação dos familiares para o bem estar dessas crianças”, ressalta a enfermeira.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários