Acorda Cidade
A emissão sonora acima do permitido pela legislação no período da Micareta, que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês, é autorizada apenas no Circuito Maneca Ferreira. No resto da cidade, os cidadãos devem respeitar os limites de 70 decibéis, durante o dia e 60 decibéis à noite.
A informação é do secretário de Meio Ambiente, Arcênio Oliveira. Ele enfatizou que os limites sonoros dos trios durante a festa e apenas no Circuito serão de 110 decibéis e que não serão permitidas aparelhagens sonoras nas barracas. O combate a poluição sonora na cidade é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.
Todos os dias serão realizados trabalhos educativos com o pessoal que opera as mesas de som dos trios, lembrando-lhes os limites e mostrando-lhes as consequências do desrespeito aos limites impostos pela legislação.
Fiscais vão medir as emissões com aparelhagem adequada. “E não apenas será na saída. Vamos estar presentes ao longo de todo o circuito, porque o nosso objetivo é garantir a saúde auditiva dos foliões”, afirmou o secretário.
O acompanhamento será feito por amostragem e o decibelímetro – aparelho usado neste tipo de medição, será posicionado a cerca de 50 metros dos trios elétricos, distância suficiente para medir possíveis irregularidades.