Acorda Cidade
Logo na manhã deste sábado (13) um dos pontos de testagem rápida para diagnóstico da Covid-19 disponibilizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, começou a funcionar no bairro Jardim Cruzeiro. A ação faz parte da operação Viva a Vida e segue também nos bairros Brasília/Serraria Brasil e Tomba neste sábado e domingo.
Jussara Santana, agente de limpeza, foi uma dessas pessoas. Ela conta que vem sentindo sintomas da doença há algumas semanas e já foi atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento onde recebeu a assistência necessária, aproveitando esta oportunidade para realização do exame.
"Acho importante esta iniciativa para a população ter a oportunidade de realização do exame, tenho tomado as medicações prescritas pelo médico mas tenho me sentido preocupada em relação aos sintomas, pois tive contato com um caso confirmado e venho sentindo os sintomas. A expectativa é que o resultado seja negativo", conta
Antes da realização dos procedimentos, a enfermeira Maria das Graças Passos prestou as orientações e tirou as dúvidas da população. "Pedimos que mantenham a distância entre as pessoas, pois da mesma forma que pode haver uma pessoa com a doença, pode haver outras sem e acabar contraindo caso estejam próximas", orientou.
Ainda segundo ela, o exame para diagnóstico da Covid-19 apresenta resultado em até vinte minutos, porém não informa caso a pessoa teve a doença, somente se ela está infectada no momento. "Estão sendo disponibilizados 130 testes e existem critérios para a realização, o paciente deve ter apresentado sintomas há mais de oito dias e por isso estamos fazendo a triagem com o termômetro e oxímetro, para verificar a temperatura e saturação de oxigênio dessas pessoas", explica a enfermeira.
A ação no bairro Jardim Cruzeiro está sendo realizada em um estande montado na praça entre as ruas Jacobina e Lençóis. Os casos que apresentarem resultado positivo são orientados a manter isolamento social e encaminhados para acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.
A ação conta com apoio da Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Municipal.
Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Fotos: Raylle Ketly/SMS