Todos os proprietários de bares e restaurantes que colocam mesas ou obstruem os passeios dos estabelecimentos serão notificados nos próximos dias pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano para se ajustarem. A ação foi anunciada pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã deste sábado (28), junto com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. Caso os proprietários não se adequem à solicitação, serão multados e o material vai ser apreendido.
O prefeito Tarcízio Pimenta ressalta que os passeios devem permanecer desobstruídos. “Eu sou cobrado e tenho que dar uma resposta à comunidade. O passeio foi feito para o pedestre e não para colocar mesas”, destaca, acrescentando que “está lutando para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.
A dona de casa Ângela Mascarenhas afirma que a iniciativa é correta, visto que as calçadas são destinadas para os pedestres. “Moro na rua Araújo Pinho e temos que andar pelo meio fio porque não deixam espaço para a gente trafegar”, reclama.
O artesão José Dantas, 56 anos, compartilha a opinião da dona de casa e observa que “calçada é lugar de pedestre. Se a gente andar pelo meio da rua pode até sofrer um acidente”, considera.
Na rua Adenil Falcão, um trailler ocupa a calçada há mais de três meses, segundo os moradores. No entanto, o secretário de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro assegurou que iria encaminhar uma equipe da Secretaria para retirá-lo. Caso contrário, diz Pinheiro, o trailler será recolhido ao depósito da Prefeitura Municipal.
(As informações são da Secretaria Municipal de comunicação)