Feira de Santana

Prefeitura lança portal na internet para preservar história de Feira de Santana

O secretário acrescentou que o portal já está no ar e pode ser acessado pelo site da prefeitura ou diretamente pelo link do próprio portal.

Laiane Cruz

Foi lançado nesta segunda-feira (7) pela prefeitura de Feira de Santana o portal Memorial da Feira na internet com o objetivo de resgatar a história da cidade. Estiveram presentes na apresentação do Portal profissionais de imprensa do município e um representante do governo do estado.

De acordo com o secretário de Comunicação do município, Valdomiro Silva, o portal visa dar um caráter oficial a todas as informações que já foram publicadas na internet sobre a história de Feira.

“É um portal oficial, que tem como finalidade integrar toda essa história, tanto que vamos contar com a colaboração de quem já faz algo semelhante na internet. Queremos captar todos esses conteúdos que estão dispersos em diversos canais e trazê-los para um canal só. Evidentemente que isso não prejudica o que já existe. A gente pretende juntar tudo em um único lugar e facilitar o trabalho de pesquisa de todos que se interessarem por estudar a história da cidade”, informou o secretário.

Valdomiro Silva informou que o trabalho de coleta das informações vem sendo feito há aproximadamente seis meses, com busca de imagens, vídeos e fotografias. “Esse é um embrião de um trabalho que se propõe a ser perene, permanente, salvo se algum prefeito no futuro decidir desativar o portal. Quando a gente esgotar o trabalho de pesquisa, de 50 ou 100 anos atrás, vamos entrar na parte contemporânea, então é uma pesquisa que não acaba nunca”, destacou.

O secretário acrescentou que o portal já está no ar e pode ser acessado pelo site da prefeitura ou diretamente pelo link do próprio portal (http://www.memorialdafeira.ba.gov.br

“No site temos endereços, telefones, tudo que é necessário para que historiadores, pesquisadores possam acrescentar seus conteúdos. Tudo que for feito terá o seu devido crédito, então a gente quer muito a colaboração de todas as pessoas que pesquisam, têm conteúdo, estudam e tem interesse em preservar a história de Feira”.

Ainda conforme Valdomiro Silva, havia uma dificuldade de se encontrar, por exemplo, informações históricas sobre a vida dos ex-prefeitos da cidade logo quando ele assumiu a gestão da secretaria, há sete anos, algo que foi resolvido. Agora, todas essas informações também poderão ser encontradas no portal.

“Agora temos o acervo fotográfico de todos os ex-prefeitos desde a ditadura até os dias atuais, não só no arquivo como também no portal. Esse material pode ser acessado por qualquer cidadão”.

Segundo o prefeito Colbert Martins, a discussão sobre a criação desse canal aconteceu nas Secretarias de Cultura e Comunicação Social. “As principais informações inicialmente são as fotos e os documentos que dizem respeito a contribuições arquitetônicas. Quem desejar enviar conteúdos pode entrar em contato direto com portal, ele é interativo. Nós não temos ideia ainda da quantidade de informações que poderemos ter com essa colaboração aberta. Esse portal deverá ser um grande portal de memória e história de Feira de Santana, que está aberto a todas as universidades”, salientou.
 

Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários