Feira de Santana

Prefeitura investe R$ 40 milhões na aquisição de equipamentos para a zona rural

Na manhã desta terça-feira (28), os equipamentos foram apresentados à comunidade e o momento reuniu além do prefeito, secretários e vereadores.

Rachel Pinto

A prefeitura de Feira de Santana está investindo 40 milhões de reais na aquisição de equipamentos para a zona rural. Os investimentos foram viabilizados através de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal e fazem parte de um montante de 130 milhões de reais que vão agregar outras ações e obras do governo municipal.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Na manhã desta terça-feira (28), os equipamentos foram apresentados à comunidade e o momento reuniu além do prefeito, secretários e vereadores. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, afirmou que já chegaram na cidade, nesta primeira etapa, oito máquinas, sendo seis motonioveladroas e duas pás carregadeiras. De acordo com ele, os equipamentos serão utilizados na zona rural e também na zona urbana, principalmente nas periferias. As máquinas vão contribuir para melhorar as estradas e poderão ser usadas na construção de barragens e aguadas.

“Nós vamos criar grupamentos mecanizados para atender as comunidades e isso vai ser eleito pela própria comunidade e pela secretaria de agricultura. No caso da zona rural, nós vamos atender a demanda conforme a necessidade e conforme a situação de cada solicitação. Haverá prioridade paras as comunidades que tiverem problemas com as vias. A nossa maior preocupação é que as vias rurais são estreitas e a gente não pode trabalhar para fazer um serviço de terraplanagem mais duradouro. Nós estamos conversando com as comunidades afim de que elas entendam que tem que alargar essas estradas porque tem estrada aí que atolam carros. Isso é comum porque mesmo com o tratamento feito nas estradas elas não são vicinais, são carroçais”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins declarou que o município vai receber na segunda etapa mais equipamentos, entre eles, 40 caçambas que chegarão de navio através do Porto de Santos. As máquinas motoniveladoras, também conhecidas como patrols tem um prazo de funcionamento de aproximadamente 20 anos. Para ele, as máquinas vão contribuir para dar um suporte muito bom, especialmente para a zona rural.

Ele frisou que o empréstimo para a aquisição das máquinas foi necessário, porque a prefeitura não teria condições de comprar um grande número de máquinas de vez.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Não tínhamos como comprar uma a uma. Seria uma licitação de cada vez. Preferimos pegar o recurso emprestado e assim fizemos um investimento maior. Bom para a cidade, para a prefeitura e o povo”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários