As pessoas que buscam tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417. O serviço é disponibilizado em convênio entre a Secretaria e a Subdelegacia Regional do Trabalho, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas, há 19 anos.
Foto: Secom
Diariamente são emitidas em torno de 25 carteiras, conforme a emitente Joselita Alves. “Aqui é um complemento porque às vezes o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou a Subdelegacia está em greve e isso já ajuda”, afirma Joselita Alves, acrescentando que “esse trabalho é muito importante para ajudar o público”.
No caso da primeira via do documento, os interessados precisam apresentar a primeira via da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 com fundo branco. Já para a segunda via é necessário apresentar o cartão do Programa de Integração Social (PIS) e registro de queixa comprovando que o documento foi perdido ou extraviado, além dos documentos solicitados para a primeira via.
Prazo de entrega
Os documentos são entregues dentro de 20 dias, diferentes do SAC, que emite a Carteira de Trabalho no prazo de 45 dias, segundo Joselita. Porém, existem cerca de 400 carteiras para serem recebidas pelos proprietários, inclusive com até três anos de espera.
As informações são da Secom