Feira de Santana

Prefeitura entrega linha 2 do Expresso Universitário, ônibus com capacidade para 140 passageiros

O prefeito Colbert destacou que esses ônibus não são exclusivos para as pessoas que vão para as universidades.

expresso universitário2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi entregue na manhã desta terça-feira a linha 2 do Expresso Universitário, um ônibus com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros, que faz a linha até a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), passando também por faculdades privadas. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, afirmou que este é o segundo trajeto nessa modalidade a ser entregue e explicou o itinerário.

“Poucos dias atrás foi entregue o Expresso Universitário l, que sai da Uefs, passa pela Av José Falcão, atendendo as Faculdades Anhanguera e Pitagoras, Av Sr dos Passos, Olímpio Vital, Terminal Central. Saindo de lá: Olímpio Vital, Sr dos Passos, Av Sampaio, Visconde do Rio Branco, Av José Falcão e Uefs”.

secretário sergio carneiro
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Expresso Universitário II segue o seguinte trajeto: Uefs, Rua Joana Rodrigues, Via Universitária, Av Rubens Francisco Dias, Av Fraga Maia, Av Maria Quitéria, Av Getúlio Vargas, Olímpio Vital, Terminal Central. Saindo de lá: Olímpio Vital, Sr dos Passos, Av Sampaio, Visconde do Rio Branco, Rua Geminiano Costa, passa pela Unifan, Av Maria Quitéria, Av Fraga Maia, Av Rubens Francisco Dias, Via Universitária, Rua Joana Rodrigues, Uefs.

O secretário lembrou que essas linhas também fazem a integração, em que as pessoas, com apenas uma passagem, podem pegar até três ônibus. Ele ainda destacou que os passageiros devem utilizar os aplicativos disponíveis gratuitamente para acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus.

expresso universitário2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins destacou que esses ônibus não são exclusivos para as pessoas que vão para as universidades, mas que qualquer cidadão que esteja nesse trajeto pode utilizá-los. Ele afirmou que os ônibus são seguros e oferecem um serviço de qualidade.

Colbert ainda falou sobre os desafios enfrentados no setor da mobilidade durante seu governo. “Começamos em 2018, o transporte público tinha 100 mil passageiros por dia. Em 2020, caiu para 30 mil com a pandemia. Em 2022, começamos a andar bem devagarinho com uma crise no país inteiro. Agora está melhorando, estamos com praticamente 80 mil passageiros por dia.”

prefeito colbert
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sobre a situação financeira das empresas de ônibus que operam em Feira de Santana, o prefeito disse que, mesmo com o subsídio pago pelo município, elas ainda operam no prejuízo.

“A prefeitura paga um subsídio grande em razão do aumento do preço de combustível e a perspectiva que temos é de ampliar. Temos que colocar isso no orçamento do município e o governo do Brasil possa ajudar a trabalhar esse subsídio, que é pago em todos os municípios do país. O valor varia, não é fixo, pode ser 100, 200 mil reais, depende de uma variável. Mesmo com o subsídio, as empresas continuam tendo prejuízos, já que os custos aumentaram. Para manter a empresa, a passagem teria que estar em torno de 7, 8 reais”, afirmou.

expresso universitário2
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Sem tempo para implantar o Expresso Universitário III que deve atender a região do Sobradinho, a ampliação do serviço deve ficar para a próxima gestão. Já foram entregues cinco ônibus e ainda devem chegar mais oito.

Leia também

Prefeito entrega nova linha de ônibus que reduzirá tempo de viagem entre centro da cidade e Uefs

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários