O prefeito Colbert Martins Filho entregou nesta quinta-feira (28) mais 78 escrituras de imóveis no conjunto Paulo Ganem Souto, no bairro Aviário, em Feira de Santana. No dia 4 de junho outras 118 famílias já haviam sido contempladas. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, com colaboração do Tribunal de Justiça da Bahia. No total, 369 famílias receberão as escrituras. Ainda não há data para finalizar as entregas.
“Estamos regularizando a entrega de escrituras através dos cartórios aqui em Feira, esse trabalho é feito pela justiça. Estamos fazendo a entrega de escrituras para pessoas moradoras aqui do conjunto do Paulo Souto, que já têm muitos anos que moram e ainda não têm essa regularização. A partir de hoje elas são donas do imóvel. Esse imóvel passa a ter sucessão familiar, portanto, a pessoa pode passar para os filhos, pode ter outra destinação e pode valer, inclusive, como segurança para determinadas ações de empréstimo. É um grande passo de cidadania para as famílias que moram aqui nessa área”, afirmou ao Acorda Cidade.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O prefeito explicou por que a demora para regularizar a situação dos moradores do conjunto, que já tem cerca de 20 anos. Segundo ele, o local era uma fazenda e a regularização fundiária também demorou, mas reconheceu que poderia ter sido resolvida com mais agilidade. Ele lembra que outras áreas de Feira de Santana enfrentam o mesmo problema.
“O Feira X, que já tem mais de 40 anos, nós temos uma regularização fundiária muito lenta e, até hoje, tem situações em que as casas não conseguem completar todo o regulamento e ainda não tem sua escritura definitiva. Vamos estar em outros conjuntos residenciais aqui de Feira para continuar com esse trabalho”, informou.
Rosa Carline da Conceição mora no conjunto Paulo Souto há 20 anos. Ela lembra que o local não era muito desenvolvido e faltavam alguns serviços básicos. A moradora conta que foi contemplada com a residência e que atualmente moram três pessoas na casa.
“A situação do conjunto atualmente é muito boa. A gente sonhava com esse momento de receber a escritura. Eu já era a proprietária e agora está no papel”, comemorou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram