O diretor de iluminação pública de Feira de Santana, Ezequiel Trindade, informou que a prefeitura está avaliando medidas contra os provedores de internet que instalam redes clandestinas nos postes de iluminação pública. A prática é apontada pela prefeitura como a causa de inúmeros incêndios nos cabos e gerando riscos para toda a população.
No entanto, de acordo com ele, nenhuma medida poderá ser adotada pelo município neste momento, uma vez que os postes pertencem à empresa Neoenergia Coelba, e a prefeitura ainda está estudando de que forma pode atuar neste caso.
“Existe uma lei municipal, que estamos estudando direitinho, conversamos com o secretário e estamos sentando para ver como fazer. A Coelba já tomou a decisão dela e está fazendo a limpeza dos postes. Cabe agora ao município ver como proceder com as empresas. Infelizmente, agora não podemos tomar medidas porque o poste pertence à Coelba. Semana retrasada tivemos uma reunião com a empresa, que nos informou que a fiscalização estava a todo vapor. Vamos sentar novamente, para ver quais são os caminhos que vamos tomar”. Afirmou Ezequiel Trindade.
O diretor de iluminação reiterou que os incêndios nos cabos de internet são provocados por ligações clandestinas nos braços de iluminação, sendo que os equipamentos convencionais estão sendo substituídos por braços com iluminação feita por lâmpadas de LED.
“Eles estavam usando a rede da Coelba, que passou a fazer um serviço de fiscalização e limpeza desses provedores na rede dela. Eles passaram então a usar a rede de iluminação pública. Estamos fazendo uma modernização, tirando a iluminação velha, que era de sódio, com reatores, que eram utilizados pelos provedores, e hoje estamos colocando as lâmpadas de LED, que não suportam o pico de energia que eles estão colocando. Eles plugam a rede de internet, estão usando a iluminação, colocando o fio junto com fio da prefeitura, e não aguenta, vai pegar fogo”, esclareceu.
Ezequiel Trindade ressaltou que a prática dos provedores já vem ocorrendo há algum tempo, mas com a mudança para iluminação de LED, os incêndios passaram a acontecer.
“A Coelba tem a rede que atende os clientes, e tem a rede de iluminação pública. Eles anteriormente utilizavam a rede da Coelba e agora migraram para a pública, que antes aguentava porque tinha reatores, mas hoje não aguenta, porque existe um fio que liga a lâmpada de LED e dá sobrecarga. Isso vai acontecer constantemente se eles continuarem fazendo dessa forma”, ressaltou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Leia também:
Mais três incêndios em fiação de postes são registrados em Feira de Santana
Provedores de internet discutem plano contra incêndios em postes de Feira de Santana
Provedores de internet montam plano de ação para investigar incêndios em postes de Feira de Santana
Mais três incêndios em fiação de postes são registrados em Feira de Santana
Pela segunda vez em julho, fios de internet pegam fogo na Marechal
Pela 2ª vez em 9 dias, fios de internet pegam fogo e causam medo à população
Cabos pegam fogo e se rompem em poste da Marechal Deodoro
Incêndio em fiação de postes deixa moradores em alerta no bairro Caseb
Incêndio em fiação de postes causa falta de energia elétrica na Rua Araújo Pinho
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram