Feira de santana

Prefeitura de Feira simula novo cálculo para cobrança do IPTU

Estão sendo feitas simulações para definir as novas regras. O projeto deverá ser entregue para votação na Câmara de Vereadores, talvez na próxima terça-feira (11).

Laiane Cruz

Os valores do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) serão atualizados. De agora em diante, o cálculo será feito com base na estimativa de mercado dos imóveis. A informação é da Secretaria da Fazenda de Feira de Santana. Atualmente a base de cálculo do IPTU é a junção do valor do terreno com a soma da construção. Sobre essa base é que se aplica a alíquota.
 
De acordo com o secretário Expedito Eloy, a mudança é necessária devido a uma defasagem dos valores cobrados, que há 13 anos não sofrem nenhuma atualização. Ainda segundo ele, estão sendo feitas simulações para definir as novas regras. O projeto deverá ser entregue para votação na Câmara de Vereadores, talvez na próxima terça-feira (11).
 
A mudança foi apresentada inicialmente às entidades de classe e, nesta quinta-feira (7), à imprensa em uma entrevista coletiva no gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho. 
 
O secretário disse também que o ajuste é necessário porque existem distorções gritantes e a prefeitura “precisa trazer os valores do IPTU para  perto da realidade do mercado imobiliário da cidade’. Ele citou como exemplo a venda de imóveis no valor de R$ 1,2 milhão, cujo valor declarado na prefeitura está em torno de pouco mais de R$ 57 mil declarados.
 
A Secretaria da Fazenda ainda não definiu qual o percentual que será aplicado no reajuste.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários