Feira de Santana

Prefeitura de Feira de Santana inicia processo de demolição das barracas próximas ao Feiraguay

O novo local onde os comerciantes serão realocados fica na Praça da República, em frente ao Centro Paroquial Senhora Sant'Ana.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Os comerciantes que tinham barracas próximas ao Feiraguay, na Rua Papa João XXIII em Feira de Santana, foram surpreendidos mais uma vez na manhã desta segunda-feira (16), feriado do Dia do Comerciário.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Na última semana, eles temiam ficar sem renda após receberem uma notificação que os locais seriam demolidos e tinham apenas 48 horas para deixarem os estabelecimentos.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Sem acordo, máquinas como tratores começaram a demolir todas as barracas na manhã de hoje. Ao Acorda Cidade, o advogado Albino Brandão informou que nenhuma ordem judicial foi apresentada.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Até então não foi mostrada para meus clientes, nenhuma ordem judicial, apenas um documento assinado pelo secretário Wilson Falcão. Hoje eu fui acordado pelos meus clientes, informando que tinham máquinas para derrubar o comércio deles, inclusive uma empresa privada já estava cortando a energia, não foi nem autorizado pela Coelba, uma empresa privada que fez esse corte”, afirmou.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo o advogado, todos os comerciantes estão desesperados, pois não sabem o que irão fazer a partir de agora.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Todos eles estão desesperados, tendo que alugar um carro de frete para carregar todos os materiais, como cadeiras, mercadorias, assim de última hora. Somente aqui são cerca de 50 empregos. A prefeitura disse que um outro local será disponibilizado para todos eles, mas dentro de um prazo de 60 dias, pois ainda está em construção. Porém, todos eles precisam voltar a trabalhar amanhã, a conta não espera”, declarou.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Segundo um dos comerciantes que já trabalhava no local há mais de 17 anos, não houve nenhuma ordem judicial.

“Todos nós fomos surpreendidos hoje aqui. Não vimos nenhuma ordem judicial, falaram até que iriam nos mostrar, mas nunca apresentaram nada. Hoje, em pleno feriado, chegaram passando por cima de tudo e o que é que nós vamos fazer? Sair da frente. Eu por exemplo, tenho quatro funcionários, trabalho com confecções, mas não sei o que vai ser agora”, lamentou.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Almiro Sérgio dos Santos é proprietário de um dos pontos comerciais. Segundo ele, uma notificação foi entregue no ano de 2022, mas não informava que se tratava de demolição.

“Nós não tivemos nenhuma chance, não tivemos diálogo, recebemos uma notificação no ano de 2022, mas não nos deu uma informação dizendo que seria demolição como está sendo agora”, disse.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O novo local onde os comerciantes serão realocados fica na Praça da República, em frente ao Centro Paroquial Senhora Sant’Ana.

Comerciantes
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também:

Comerciantes temem ficar sem renda após prefeitura emitir notificação de demolição de barracas e pequenos comércios

Após notificação da Prefeitura, camelôs prometem mobilização contra retirada de barracas

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
24 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anônimo

Infelizmente as pessoas invadem área pública e colocam pontos de comércio e na maioria das vezes a prefeitura deixam correr souto e nesse caso os dois lados estão errado um porque invadiu e o outro por não ter parado logo quando começou. Depois de tanto tempo vem a desapropriação nesse caso como os comerciantes iam ser deslocados pra outro lugar por certo esse lugar já era pra tá pronto antes de demolido tudo isso seria o mais certo e evitaria de prejudicar as pessoas que lá tinham seu comércio.

Yuri

Calma que o Zé *** está chegando. Pra continuar esta miseria

Analisando!

A retirada está corretíssima.
Exatamente, pelo fato da área ser pública é que não dá o direito de cada um chegar e construir.
A cidade tem 620.000 habitantes. Já pensou se cada um dos seus habitantes resolvesse também construir o que bem quisesse, por ai afora?
Infelizmente, ou felizmente, é desta forma que devemos pensar.
A permissividade que corre solta na nossa cidade, há quase vinte e cinco anos, por conta do continuísmo de um grupo, que acaba favorecendo a alguns, em detrimento do direito de todos.
Se você pode construir em área pública, eu também posso. Todos nós podemos, e sem dúvida a cidade ficaria muito mais bonita e aconchegante, derrubar todas as árvores, para que você e eu, construíssemos o nosso ponto comercial, um vizinho do outro.
Na verdade, eu não posso. Você também não.
A praça é sua, também é minha.
A permissividade, vem lascando com a nossa Feira de Santana, e não é de hoje.
Se a área em questão, não é pública, só pode se o dono deixar. Vai pedir ao dono.

Faber Sena

E o Feiraguay que está em cima de uma praça pública??? Será que vão demolir? Acho que não né….

Tá certo

Fui parar o carro, em uma borracharia que era invasão nesse local, o dono querendo cobrar por estacionamento. Realmente, está certo em retirar todos usurpadores da lhe.

Misterio

2024 deixa mais 25 anos o mesmo grupo

D'andrade

Já estava escrito que iria acontecer isso, igual a barraca de fogos lá na noide Cerqueira que tamb era invasão onde construíram o novo shopping, anoiteceu e não amanheceu!!

Gil

Infelizmente um dia conta chega. Pessoas vão se apropriando de lugares que não lhes pertence e em contra mão o poder público deixa correr solto, depois que os políticos que prometeram durante anos que ninguém iria sair dali, já partiram dessa ou não exercem cargos públicos então, já era as promessas. Agora, quantas vezes eu fui para estacionar e o ” dono” do local cobrava estacionamento. Um dia a conta chega e chegou.

Bruno

Falta de respeito é o camarada invadir um local público e colocar sua barraca sob a justificativa que tá trabalhando. Respeitem as leis! Parabéns a prefeitura, aquilo ali era ridículo, passou da hora de demolir. Vai melhorar bastante o visual da local.

Cidadão

Verdade amigo aqui na avenida Ipanema conjunto Homero bairro Gabriela fizeram um desmanche de carro e um chiqueiro de porcos embaixo da rede elétrica e a prefeitura parece que não enxerga isso essa avenida e a principal do bairro, cadê o tal vereador Ron do povo que não ver isso, a via mais importante do bairro sendo invadida e ninguém faz nada aqui da pra ficar uma avenida muito bonita pra toda essa região, fica aqui a nossa indignação..

Paulo Sergio da Silva costa

Lamentável uma falta de respeito com trabalhador, não consegui falar com proprietário falasse que é da igreja e foi invadido

Anônimo

Não sou a favor desse prefeito, mais nesse caso está certíssimo, deveria fazer isso também na vias da cidade que o povo se acha que pode fazer o que bem entendem, a exemplo da avenida artêmia pires e outras vias da nossa cidade, tem que derrubar mesmo, no bairro Gabriela na avenida Ipanema no tangará tem uma invasão que se a prefeitura não intervir logo irá prejudicar a via para futura extensão da mesma.

O verdadeiro

Aquelas barracas pertenciam a empresários, os tolos se enganam por pensar que são de pessoas humildes.

Felipe lima

DAQUI HA POUCO APARECE UM VEREADOZRINHO QUALQUER SE PASSANDO POR HEROI PRA GANHAR VOTOS PRO ANO Q VEM , DIZENDO QUE VAI RESOLVER A SITUAÇÃO, CADE ESSES OPORTUNISTAS QUE AINDA NAO SE MANIFESTARAM ?

Paulo

Complicado, essas pessoas vão para aonde ?.

Pelo certo

Para o mesmo lugar onde vão todos trabalhadores que perdem seu emprego… motorista aplicativo, entregador, ou então se vire igual aos outros.

Antônio

Quero saber das barracas da Fraga Maia. O que a prefeitura resolveu fazer?

Rafael Oliveira

Cadê o Zé defensor dos fracos e oprimidos, o Zé que se diz lutador dos trabalhadores. Oxi sumiu foi, não quer seu nome no meio de algo negativo né, se fosse pra ganhar ele tava aí, quem perdeu foi o povo

David de Lima Santana

Ano que vem votem no mesmo grupo que desgoverna a cidade a 20 anos

Leonardo

É… Termina de lascar logo… Vota no Zé ruela

Aí tu verás o fim de linha

Ricardo

Isso mesmo gostam de sofrer

Jose carlos passos Silva

A Lei trata as invasões de forma clara.
O terreno tem dono e ele tem o direito de reinvidicar a posse. A questão é que permitiram isso desde os anos 1980. Porque ? Coisas da política demagógica.

Achaki representações Representações

Eu tenho certeza que teve algum aviso ⚠️ prévio, notificação, . Em anos anteriores tem um terreno aí atrás que uma vez o trator 🚜 chegou com a mesma ação demolindo tudo.

Cidadao

Aí só quem resolve é: PABLO, IGOR CANÁRIO, ZÉ RONALDO E OS VEREADORES QUE APOIAM O GESTOR.