Andrea Trindade
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) será substituída pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, cuja criação será feita por meio de projeto de lei do Poder Executivo que será encaminhado nos próximos dias para aprovação na Câmara de Vereadores.
Ao Acorda Cidade o prefeito Colbert Martins Filho informou que com a extinção da SMTT, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) passa a ter um vínculo de caráter hierárquico à nova secretaria, mas continuará sendo uma autarquia.
O objetivo da substituição é ampliar as ações voltadas para a mobilidade urbana em Feira de Santana.
“Não pode criar uma nova secretaria, por decreto do próprio presidente da República que diz que até o dia 31 de dezembro deste ano, todos os municípios que receberam auxílio emergencial não podem criar novas estruturas que demandem mais despesas. Então estamos criando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana no lugar da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito. Fábio Mota, que foi secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, está nos assessorando e vamos vincular essa secretaria à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Não vão mais funcionar como entidades separadas”, explicou.
O secretário Saulo Figueiredo se manterá à frente da pasta. Segundo o prefeito, ele é bem preparado para o cargo e já conhece a estrutura. O prefeito informou também que a nova secretaria vai concretizar os objetivos do Plano de Mobilidade Urbana, elaborado em 2018 (Acesse aqui)
“Estamos lançando as ciclovias, tem as questões vinculadas ao trânsito, o acesso de vans ao centro da cidade. Mobilidade Urbana é algo bem maior, e temos um plano de mobilidade urbana aprovado há mais dois anos com a ajuda da Pirelli, temos um site sobre mobilidade e queremos dar concretude a esse projeto. Ela (a secretaria) ampliará muito as ações de mobilidade urbana, é um enfoque não só de transporte e trânsito, mas na mobilidade como um todo. Em Salvador funciona bem, inclusive para as pessoas com deficiência. Acho que vamos dar um passo importante”, continuou.
Colbert voltou a dizer que as sinaleiras serão substituídas por semáforos inteligentes.
“Queremos substituir as sinaleiras de Feira de Santana por semáforos inteligentes, aqueles que medem a quantidade de veículos – onde a quantidade de carros estiver menor automaticamente a sinaleira abre mais tempo para os lugares que precisam de mais tempo”, explicou.