Acorda Cidade
A intervenção na rua Aloísio Resende, concluída nesta quarta feira (1º), criou um novo Binário para Feira de Santana, tornando a via em mão única sentido ao bairro Queimadinha com a rua Barão do Cotegipe que tem fluxo sentido único para a Getúlio Vargas. Esta é mais uma ação realizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito – SMT, que objetiva promover mobilidade urbana com segurança e qualidade de vida à população feirense através do trânsito.
Com a pavimentação (realizada com o uso de recursos oriundos das multas) e a criação do sentido único, a intervenção permitiu a criação de 138 vagas de estacionamento na Aloísio Rezende. Com um total de 188 vagas na região, levando em consideração a rua coronel Álvaro Simões. A sinalização vertical conta com 48 placas, além da realocação do semáforo da Aloísio Rezende com a Germiniano Costa para o final da Rua Castro Alves, e da alteração de semáforo para 2 tempos no cruzamento da Carlos Valadares com a Aloisio Rezende, disciplinando de forma mais efetiva o fluxo de veículos que segue para a região.
A partir desta quinta-feira (2) quem descer a rua Aloísio Resende vai ter duas opções para retornar para o centro da cidade, podendo adentrar no cruzamento com a rua Carlos Valadares, permitindo melhor fluidez no trânsito, e subir pela Barão de Cotegipe. Outra opção será ir até o final da Aloísio Resende e adentrar à rua Intendente Abdon, retornando para o sentido centro também pela Barão de Cotegipe. Durante o período de adaptação, os agentes da SMT estarão no local para fazer as devidas orientações, com o trabalho de educação no trânsito, redobrando a atenção dos condutores e pedestres à nova sinalização.
De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o pleito para ordenamento daquela região é antigo e essa intervenção preza pela nova cultura de mobilidade desenvolvida pelo governo do prefeito Colbert Martins Filho, proporcionando mais segurança e fluidez no trânsito. “O novo binário visa trazer uma melhor fluidez ao grande fluxo de veículos desta região, já que é uma área que oferece muitos serviços, como o Fórum, Juizado Escpecial Cível, Criminal e de Causas Comuns (pequenas causas), além de muitas residências e estabelecimentos comerciais. Isso vai diminuir os impactos deste tráfego no bairro, refletindo em toda o centro da cidade. É uma mudança de fácil adaptação e que vai ter muito sucesso, com total segurança”, afirma.
Outro destaque dado ao ordenamento na região foram as sinalizações horizontais realizadas nas garagens, disciplinando os estacionamentos e garantindo demarcação para cumprimento da lei de trânsito. Para a moradora a mais de 40 anos da rua Aloísio Resende, Vera Cerqueira, as mudanças chegaram em boa hora. “Eu moro aqui há muitos anos e sempre tive problemas com relação à minha garagem, nem sempre era respeitada a vaga, as pessoas estacionavam bloqueando a minha entrada. Agora com essas mudanças, a rua ficou mais larga, mais organizada e já sinto a diferença com relação à minha garagem, a demarcação vai ajudar a preservar o meu espaço por direito”, afirma.
Para o presidente da subseção da Ordem dos Advogados da Bahia – OAB em Feira, Dr. Marcus Carvalhal, as mudanças são vistas de forma muito positiva. "De imediato já desafogou o trânsito nos horários de pico, além de diminuir os transtornos com a falta de estacionamento que afetam tanto a advocacia quanto às partes envolvidas quando necessitam procurar a justiça. Claro que toda mudança causa um desconforto no início, mas tenho certeza que com o tempo vamos nos adaptar de forma positiva e só teremos benefícios".