Feira de Santana

Prefeitura cria comitê de crises após fortes chuvas em Feira de Santana

As secretarias irão trabalhar de forma unificada no combate aos estragos causados pelos temporais.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

A Prefeitura Muncipal de Feira de Santana, criou na manhã deste sábado (27), um comitê de crises após as fortes chuvas que caíram nas últimas horas na cidade, provocando grandes estragos em diversos bairros. (veja mais aqui)

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

O comitê formado por várias secretarias foi criado após uma reunião no Paço Municipal, liderada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

Em entrevista ao Acorda Cidade, o gestor da pasta informou que o município já estava monitorando todo o processo durante as chuvas que caíram na semana, mas a partir de agora, caso seja necessário, a prefeitura irá solicitar apoio do governo do estado e até mesmo do governo federal.

Denilton Brito
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Secretário de Desenvolvimento Social

“Hoje nós instituímos aqui oficialmente um comitê de gestão de crise com oito secretarias finalísticas, que é justamente fazer essa avaliação, esse acompanhamento, embora já estávamos fazendo isso desde o início das chuvas. Hoje de uma forma oficial, até porque se houver continuidade, nós precisamos fazer algumas ações, inclusive pedindo auxílio do governo estadual, governo federal, e essa formalidade se faz necessária”, explicou o secretário.

Chuvas em Feira de Santana
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

Questionado pelo Acorda Cidade, Denilton Brito explicou que nenhum decreto foi baixado no momento, já que o município segue com o Decreto de Emergência por conta da seca, desde o mês de outubro do ano passado.

Reunião
Foto: Ordachson Gonçalves/Secom

“O Decreto de Emergência ainda não foi baixado, porque nós temos um decreto de situação de estiagem válido. Então é somente a criação de um comitê institucional para que a gente faça essa avaliação. Mas como João Vianey, superintendente da Soma relatou, foram 12 horas de chuva intensa, mais de 100 milímetros. Nós estamos com as equipes na rua avaliando a situação de cada um, para que possamos acolher os feirenses. Quanto a assistência social, eu estou com os plantões de rua reforçados desde o início das chuvas. Essa noite, acolhemos mais de 12 pessoas nas nossas casas de abrigos, estamos com 100% de ocupações. Esse foi um cuidado que nós tivemos para não deixar as pessoas em situações de rua ficarem na chuva. Tem várias pessoas de fora que estavam de passagem para Feira Santana, hoje nós já estamos concedendo as passagens para que eles retornem para seus vínculos familiares”, pontuou.

Bairro Baraúnas
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Bairro Baraúnas

Segundo o superintendente de Operações e Manutenção de Feira de Santana, João Vianey, esse comitê tem como objetivo, unificar os órgãos como uma força-tarefa.

João Vianey
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade | Superintendente da Soma

“Esse comitê já está instituído, tem um trabalho conjunto de monitoramento, assim como a Defesa Civil tem esse trabalho de monitoramento em conjunto com a Soma, com a Sesp, obviamente no aspecto de macro e micro drenagem, mas tem o envolvimento da Superintendência Municipal de Trânsito, a Secretaria de Mobilidade na questão do transporte público, mapeando esses segmentos. A Sedeso no apoio às famílias, no caso da necessidade de abrigar alguém, de algum suporte, então é um trabalho multidisciplinar, a secretaria de Planejamento, o secretário Carlos Brito, esteve presente nas discussões do projeto, do plano de mobilidade, o plano de drenagem também, é todo um trabalho multidisciplinar dentro da prefeitura, para que a gente possa mapear essas ações e fazer as intervenções necessárias”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Leia também:

Feira de Santana registra 120mm de chuva; prefeito pede cautela

SMT recomenda atenção redobrada no trânsito em períodos chuvosos

Com previsão de chuva até o fim de semana em Feira de Santana, Defesa Civil acende alerta para acidentes

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
29 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários