A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais criou uma Comissão Especial para realizar a demarcação de Área de Preservação Permanente (APP), localizada ao lado do Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira. O trabalho atende a solicitação feita pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e tem o objetivo de preservar as nascentes mananciais que alimentam a lagoa pertencente ao Parque da Lagoa.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Agricultura, Mirela Carvalhal Sena, existem três pontos de nascentes entre o Parque da Lagoa e uma antiga casa de festa, na avenida José Falcão da Silva, que estão sendo usados para fins inadequados. “Em visita ao local na sexta-feira (29), nossa equipe percebeu que algumas pessoas usam as nascentes para tomar banho e realizar necessidades fisiológicas”, relata Mirela, completando que “isso compromete a preservação da lagoa existente no Parque, já que é alimentada pelas nascentes”.
Com o estudo que está sendo feito para demarcação da APP, explica a diretora, a preservação pode ser alcançada. “Poderemos manter as árvores nativas, plantar outras mudas e transformar o local em uma reserva ambiental cercada, para proteger o espaço de uma possível degradação”, comenta.
Três servidores da Secretaria de Meio Ambiente integram a Comissão Especial: o chefe da Divisão de Análise de Projetos Eduardo José Macário, que é engenheiro agrônomo e vai presidir o órgão; chefe da Divisão de Educação Ambiental Milena Carvalho Guedes, que é bióloga, e a técnica em Engenharia, Maria Lais Santana. A Comissão tem o prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos.
As informações são da Secom