Feira de Santana

Prefeitura amplia serviços para crianças e adolescentes com autismo em Feira de Santana

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que seu governo está buscando melhorias no atendimento para pessoas autistas.

Prefeitura amplia serviços para crianças autistas em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o prefeito José Ronaldo de Carvalho implantou a ampliação de serviços de saúde especializados para atender crianças e adolescentes com autismo, que são acompanhados pelo CER-TEA (Centro de Referência Municipal para Tratamento do Espectro Autista). Os novos serviços foram entregues pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio.

A partir de agora, as 70 crianças e adolescentes com autismo, na faixa etária de 3 a 12 anos, assistidos pelo CER-TEA também receberão assistência odontológica, com psiquiatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e enfermeiro. Estes profissionais vão se somar à equipe que já prestava atendimentos em psicomotricidade, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social.

Prefeito José Ronaldo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou que seu governo está buscando melhorias no atendimento para pessoas autistas. Ele lembrou a importância do dia 2 de abril para a conscientização e afirmou que pretende ampliar as ações em prol desse público.

“Hoje é 2 de abril, dia dedicado a conscientização e viemos aqui anunciar esses atendimentos. Também solicitei que nossa equipe converse com um grupo de mães que realizam um trabalho no George Américo com pessoas autistas e também com a instituição Família Azul. Nosso governo deseja dá o suporte nessa questão de atendimento para crianças e adultos com autismo. Há um número grande matriculado na rede municipal de ensino, estamos tomando providências para dotarmos nossas unidades de ensino com capacidade técnica”, afirmou.

Prefeitura amplia serviços para crianças autistas em Feira de Santana
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Caique Barreto, chefe de gabinete da unidade, afirmou que a ampliação dos serviços é para abranger uma maior quantidade de famílias e as crianças que fazem o acompanhamento. Segundo ele, o local oferece atendimento com psicólogos, fisioterapeutas, educador físico, pedagogos e outros profissionais que ajudam no desenvolvimento da criança e da família.

“Hoje, no centro do aspecto para autista Ildes Ferreira, o prefeito anunciou a ampliação na área de saúde com profissionais na área de saúde e assistência. Aqui temos mães de 150 crianças procurando atendimento e hoje foi anunciando a ampliação desses atendimentos”, afirmou.

Lucineia Aragão, que é coordenadora do CER-TEA e mãe de autista, falou ao Acorda Cidade como é conviver com uma criança autista. Segundo ela, os desafios são diários, mas as recompensas são imensas ao ver a evolução do filho.

Lucineia Aragão, que é coordenadora do CER-TEA
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Autismo é realidade e a gente precisa estar preparado para incluir essas pessoas. Não é fácil, é um desafio muito grande. Eles trazem novidade o tempo inteiro. No caso do meu filho, que é literal, até a forma como fala tem que ser bem trabalhado, porque ele vai levar ao pé da letra. Mas também a evolução é muito gratificante. Quando você vê que todo o esforço está valendo a pena. Então hoje vivo em função de buscar tudo que posso para ele. É desafiador, trabalhar a questão da crise sensorial, da birra, identificar esses processos é desgastante, mas também gratificante, porque você almeja que seu filho evolua satisfatoriamente e que ele consiga conviver naturalmente”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários