Laiane Cruz
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinou na manhã desta quinta-feira (30) um convênio de cooperação tecnológica com a prefeitura de Feira de Santana, o qual autoriza a utilização do sistema de gestão de pessoas e recursos, que é utilizado pela capital baiana.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito Bruno Reis informou que o programa foi desenvolvido durante três anos, com um investimento de quase R$ 5 milhões, porém será cedido à prefeitura de Feira sem nenhuma contrapartida.
“Assim que o prefeito Colbert soube que Salvador tinha essa ferramenta, solicitou a cessão, e hoje estamos aqui para trazer o software implantado na prefeitura de Feira e isso vai possibilitar, por um lado, que a prefeitura tenha uma economia, principalmente no controle do custeio da máquina pública, para que possa ser mais eficiente, mais moderna, inclusive num momento como esse que estamos passando por conta da pandemia, que comprometeu muito a nossa arrecadação, possa ter um controle maior dos seus gastos e do pagamento da sua folha de pessoal”, explicou Reis.
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade
O programa realiza a gestão de pessoas, controla toda a folha de pagamento, os benefícios e gratificações, impedindo, por exemplo, que uma gratificação seja estendida ao servidor além do prazo determinado pela prefeitura.
“Numa prefeitura grande como a de Feira de Santana, maior cidade do interior da Bahia, com uma quantidade grande do número de servidores, é comum acontecer, como acontecia em Salvador antes desse programa, de as pessoas permanecerem mais tempo com um benefício, e o sistema veio pra controlar isso. Fica mais fácil a nossa prestação de contas perante os órgãos de controle. A gente pode saber com precisão quantos servidores tem cada secretaria, a remuneração de cada um, onde estão lotados, qual o custo para a implantação de uma nova unidade. Esse sistema ajuda a controlar todas as despesas e faz com que o gestor possa se programar e desenvolver suas estratégias.”
O prefeito Colbert Martins agradeceu ao prefeito de Salvador pela cessão do sistema, que segundo ele, trará mais profissionalismo à administração pública municipal.
“Quero fazer um agradecimento ao ex-prefeito ACM Neto, porque esse é um trabalho que continua na prefeitura de Salvador, um trabalho de grande qualidade. A aula que o prefeito Bruno Reis nos dá nesse momento é que devemos buscar as parcerias, as melhores alternativas. A prefeitura de Feira quer agradecer pela cessão desse software, e vamos utilizá-lo da melhor forma. Vimos o profissionalismo da administração pública, e é o que vamos fazer para darmos respostas em vários setores da atividade. É preciso que a nossa estrutura de organização, de licitações, tudo isso possa ser efetivamente atualizado”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.