O prefeito José Ronaldo de Carvalho, cumpriu uma agenda de visitas técnicas na manhã deste sábado (12), com foco em espaços públicos que unem lazer, meio ambiente e a memória histórica de Feira de Santana. A primeira parada foi o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, localizado no conjunto Feira VII, no bairro Tomba.
Ao lado de secretários municipais, entre eles o de Limpeza Pública, Justiniano França, e da Superintendência de Operações e Manutenções, João Vianey, ele percorreu o local e destacou a grandiosidade do espaço, seu potencial turístico e educacional, que segundo ele, ainda é pouco explorado pela população.
Inaugurado em 2007 e reformado em 2014, também durante a gestão de José Ronaldo, o Parque deve passar por novas ações de valorização.
“Esse é o maior espaço público de Feira de Santana. Nós temos aqui 64 tarefas de terra, muito bem conservadas, com o maior espaço por metro quadrado de arborização da cidade. É um espaço que você pode caminhar tranquilamente, circular com sua família, fazer piquenique nos fins de semana”, afirmou.
O prefeito comparou o Parque da Cidade ao famoso Jardim Japonês de Buenos Aires, que atrai turistas do mundo todo.
“Esse nosso espaço aqui é 20 ou 30 vezes maior do que o de lá. E em Buenos Aires é ponto turístico, ou seja, há o hábito do povo em visitar. Aqui, ainda falta o hábito do povo em visitar. Nossa visita tem o objetivo de divulgar mais, tornar esse espaço mais público ainda, organizarmos e planejarmos ações nos próximos meses”, explicou.
Além do lazer, o prefeito também destacou o potencial educativo do local. “Você tem a história de cada tipo de árvore. Se tem um mandacaru, está lá contando o que ele significa, o que é uma jurema, um umbuzeiro. Até mesmo o bom uso da água. Eu acho que aquele espaço pode muito bem ser melhor explorado pela comunidade. Mas para isso é preciso que a comunidade adquira o hábito de também visitar”, disse o prefeito ao Acorda Cidade.
Valorização da memória quilombola na Matinha
Após a visita ao parque, o prefeito seguiu para o distrito de Matinha. A previsão inicial era incluir o povoado de Humildes na agenda, mas a visita foi adiada. Na Matinha, o foco foi o “Tanque dos Pretos”, também conhecido como “Tanque Quilombola” ou o “Tanque da Matinha”, um espaço de memória e importância histórica para a comunidade feirense.
“Estamos indo discutir tecnicamente o melhor projeto para o local. Já temos um projeto, mas vamos discutir com a comunidade para ver se atende aos desejos deles. Se está como eles desejam. Revitalizar esse tanque é para marcar história, registrar para a história da Matinha. As pessoas entendem e dizem que esse tanque faz parte da história da Matinha. Então, o nosso objetivo é esse: preservar a história, conservando e fazendo algo bonito no local. É justamente essa beleza e esse projeto que a gente quer discutir com a comunidade”, afirmou.
As obras no Tanque da Matinha vão preservar o espelho d’água formado por uma nascente e requalificando todo o entorno. Participaram da visita técnica ao lado do prefeito moradores e lideranças comunitárias que aprovaram o projeto proposto por José Ronaldo.
Além da urbanização do tanque, o projeto inclui intervenções para eliminar um ponto de alagamento na praça da Matinha, unificando as ações em uma única obra que beneficiará toda a sede do distrito.
O edital de licitação autorizado pelo prefeito será publicado nos próximos dias, com início das obras previsto ainda para o primeiro semestre de 2025, após a conclusão dos trâmites legais.
O prefeito também esteve na comunidade de Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria, onde visitou dois pontilhões recentemente construídos pela Prefeitura. As estruturas visam melhorar o escoamento das águas da Lagoa Grande em direção ao rio Pojuca, especialmente durante o período chuvoso, minimizando riscos de alagamento e garantindo mais segurança para os moradores da região.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.