Feira de Santana

Prefeito sanciona lei que institui novo piso salarial dos agentes comunitários e de endemias

O novo piso está fixado agora dois salários mínimos, equivalentes neste ano em R$ 2.424 mensais, para a jornada de 40 horas semanais.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, sancionou a lei nº 065/2022, de autoria do Executivo e aprovada na Câmara de Vereadores na última quarta-feira (10), que institui o piso salarial profissional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. O decreto foi publicado neste sábado (13), no Diário Oficial do Município.

O novo piso está fixado agora dois salários mínimos, equivalentes neste ano em R$ 2.424 mensais, para a jornada de 40 horas semanais.

Segundo a publicação do Diário, o piso salarial será pago retroativo ao mês de maio do exercício de 2022, em conformidade com a data da promulgação da Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos vencimentos, adicional de insalubridade.

Conforme o mesmo documento, o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União e caberá ao Município estabelecer, além de outros consectários e vantagens,incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Leia também: Agentes comunitários e de endemias de Feira comemoram novo piso aprovado pela Câmara

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários