Orisa Gomes
O prefeito Colbert Martins Filho em contato com o Coordenador Regional de Polícia, Roberto Leal, informou sobre o resíduo descartado irregularmente em localidades do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, na tarde da última sexta-feira (15), e pediu investigação.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito disse que imagens de câmeras existentes em alguns pontos da Estrada do Carro Quebrado podem ajudar a chegar a origem do material. Até o momento sabe-se que o descarte foi feito por um bitrem vermelho. Moradores suspeitaram se tratar de óleo retirado de praias baianas, mas as amostras dos resíduos ainda estão sendo analisadas .
Foram cerca de oito toneladas de um resíduo preto, com forte odor, despejadas nas localidades de Lagoa Grande, Lagoa das Pedras e Estrada de Carro Quebrado. Algumas pessoas que viram a cena se assustaram, alardearam pelas redes sociais e procuraram o Acorda Cidade para fazer a denúncia. No sábado (16), a empresa Sustentare, responsável pelo serviço de limpeza no município, fez a remoção do material.
Segundo Colbert, todo o resíduo está armazenado em container no aterro sanitário, para evitar contato com o solo. Uma amostra, também de acordo com o prefeito, foi enviada para laboratório de Salvador afim de que seja identificado o tipo de material e o resultado deve sair ainda nesta segunda-feira (18).
“A gente pede, inclusive, que os moradores das localidades onde o resíduo estava evitem pisar no local, principalmente crianças. Foi feita a raspagem do solo, mas mesmo assim é bom evitar, porque ainda não sabemos do que se trata”, alertou o prefeito.
Além de comunicar pessoal a Polícia Civil, o prefeito disse que informou também ao comandante da Polícia Militar, Cel. Luziel Andrade, que enviou uma guarnição para acompanhar a remoção do material no sábado.
Leia também: