O prefeito José Ronaldo, acompanhado do superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, esteve na manhã desta segunda-feira (13), no bairro Caseb, em Feira de Santana, acompanhando de perto, os estragos causados pelas fortes chuvas neste último final de semana.
Com calçamentos destruídos, por conta da correnteza da água, e com a impossibilidade de trafegabilidade, o prefeito anunciou obras de pavimentação nas ruas do bairro.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o prefeito informou que além da recuperação do piso, existe ainda o projeto de fazer interligações entre as vias.
“Estamos hoje aqui na Rua da Concórdia, uma situação super crítica, estou aqui junto com a superintendência de manutenção, através do seu titular, João Vianey, autorizando a recuperação deste piso, fazer a recomposição dele por inteiro, deixar em perfeito estado de uso. Depois da conclusão da obra com paralelepípedo, podemos fazer um estudo para jogar o asfalto por cima. Além disso, o nosso objetivo é fazer uma interligação da Avenida Eduardo Fróes da Mota com a Rua Intendente Abdon, no bairro Queimadinha e vice-versa. Fica sendo mais uma opção de trânsito para a cidade de Feira de Santana para agilizar a locomoção das pessoas para as suas residências e para onde precisam ir, como trabalho ou estudar”, apontou.
José Ronaldo também destacou que as promessas feitas em campanha política, serão cumpridas, principalmente nos bairros mais atingidos pela chuva.
“Quero aqui aproveitar este momento para dizer que nestes último dias, choveu uma quantidade bem razoável aqui em Feira de Santana e quero reafirmar o meu compromisso com as comunidades mais atingidas, como o Parque Panorama, Baraúnas, Queimadinha, pois o nosso compromisso feito na campanha política, nós vamos resolver este problema de drenagem, está 100% de pé. Nestes 12 dias de gestão, sendo que já foram oito dias úteis, eu já me reuni com a Secretaria de Planejamento, com a Soma, no mínimo quatro vezes, inclusive, ontem em minha residência, junto com Carlos Brito, Vianey e Justiniano. Hoje vai ter uma nova reunião com técnicos visando dar agilidade para este processo, pois eu pretendo licitar, com fé em Deus, estas obras ainda no primeiro semestre de 2025, é um compromisso que nós firmamos e vamos cumprir com todas as nossas forças”, declarou.
Ao Acorda Cidade, o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, explicou que já existem algumas obras realizadas no bairro e, o objetivo neste momento, é recuperar o piso destruído.
“Nós já temos uma rede instalada, além do esgoto sanitário, nós temos drenagem pluvial, mas agora nós iremos fazer a recomposição do pavimento em toda esta região, recompondo o paralelo e estabilizando este ponto. Nós temos outros segmentos, existem outras intervenções, temos interferências em algumas áreas, que para fazer a drenagem pluvial, precisamos fazer algumas desapropriações de faixas de servidão, são intervenções mais complexas, mas neste caso em específico, é a recomposição do paralelo, pois a rede já está executada totalmente e implantada”, explicou.
Ainda de acordo com João Vianey, o início das obras, dependerá do tempo climático, já que existe previsão de chuva, ainda nesta semana.
“Nós estamos aguardando apenas estabilizar o tempo, então assim que o tempo estiver estável, a gente vai começar a fazer a recomposição e os outros segmentos, nós vamos tratar com o prefeito. Já estivemos com a Secretaria de Planejamento em reunião para que a gente possa definir todos estes passos e dar seguimento”, afirmou.
Questionado sobre licitações para as obras do bairro Caseb, o superintende explicou que já existem contratos em andamento para estes tipos de serviços, somente novos projetos dependerá de licitações.
“Estes serviços mais corriqueiros, como é a recomposição de pavimento, recomposição de via, drenagem, o município já tem contratos continuados para essas atividades. Existem planejamentos, projetos para executarem intervenções, que aí sim, vão exigir licitações como o prefeito informou. São licitações de empréstimos, até porque a própria operação do banco exige licitações específicas, apresentações de projetos, mas nós já temos estudos e projetos básicos referente ao plano de drenagem. Agora serão feitos os projetos executivos, para que assim, a gente possa ter a licitação efetiva dos projetos”, concluiu.
Moradora do bairro, Maria José dos Santos comemorou o anúncio feito pelo prefeito José Ronaldo. Ao Acorda Cidade, ela contou que no período das eleições, algumas melhorias foram feitas no bairro, mas devido às fortes chuvas, o calçamento não resistiu.
“Eu moro aqui no bairro desde quando nasci. A gente vem lutando, correndo atrás para fazerem o conserto destas ruas, estava até bom, porque fizeram alguns serviços próximo da eleição, mas essa chuva deste final de semana acabou com tudo. Hoje o prefeito esteve aqui e anunciou estas obras, graças a Deus”, contou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram