Crise no Transporte Público

Prefeito diz que irá buscar isenção do ICMS no diesel para o transporte público de Feira

Segundo o gestor municipal, Feira de Santana enfrenta uma grave crise no sistema de transporte público, com o abandono da empresa Rosa.

Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins afirmou em um vídeo divulgado no YouTube na tarde desta sexta-feira (29) que irá buscar junto ao governo do estado a isenção do ICMS no diesel para o setor do transporte público no município.

Segundo o gestor municipal, Feira de Santana enfrenta uma grave crise no sistema de transporte público, com o abandono da empresa Rosa, e mais de 300 funcionários das duas empresas, Rosa e São João, podem perder seus empregos.

“Com o abandono da Rosa, metade da cidade fica sem cobertura de transporte público, prejudicando mais de 200 mil pessoas. Além disso, mais de 300 funcionários das duas empresas podem perder seus empregos. Para isso, nossos secretários foram orientados para disponibilizar o apoio social e jurídico para esses profissionais e suas famílias”, afirmou Colbert, em vídeo divulgado à imprensa.

Ele declarou que a prefeitura vem depositando todos os meses créditos para as empresas do transporte, mas que fatores externos, como o aumento do preço do combustível e projetos de lei de vereadores têm prejudicado o serviço e beneficiado o transporte clandestino.

“Há muito tempo que o governo do município dialoga buscando alternativas legais para enfrentar a crise de transporte urbano que afeta todo o Brasil. A Prefeitura de Feira de Santana há algum tempo já vem antecipando cerca de um milhão de reais em créditos todos os meses para as empresas, mas infelizmente fatores que não podem ser controlados pela prefeitura de Feira, por exemplo o preço do diesel, que está disparando, e algumas decisões judiciais, que terminam beneficiando o transporte clandestino. Há poucos dias, por exemplo, a câmara municipal aprovou uma lei que proíbe o transporte de passageiros em pé. Uma decisão que não existe em nenhum lugar do mundo e a população pode ser prejudicada, pois as empresas não querem trabalhar assim”, alegou o gestor municipal.

O prefeito destacou ainda que está buscando soluções para a situação dos moradores da zona rural.

“O governo decretou estado de emergência no transporte público para não deixar nossa gente desamparada e poder tomar as providências necessárias dentro da Lei. Decretamos intervenção nas empresas a na Via Feira, para garantir as passagens e créditos de todos os passageiros. Você que vive nos distritos e foi prejudicado pode ter certeza que iremos resolver a situação mantendo todas as linhas distritais”, afirmou no vídeo.

Leia também: Empresa Rosa afirma que não abandonou o serviço e não tem obrigação de operar linhas distritais

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários