Laiane Cruz
O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve em Brasília na quarta e quinta-feira da semana passada para cobrar repasses atrasados de emendas e convênios, nos ministérios. De acordo com ele, a terceira parcela dos recursos usados na construção de unidades de saúde não foi paga à prefeitura desde março deste ano.
Outros recursos, segundo o prefeito, também estão atrasados, a exemplo de verbas destinadas à saúde. “Nós temos um déficit muito grande em Feira de Santana nos pagamentos da área de oncologia, de 30 milhões de reais, e o município vem bancando. Isso está se avolumando e causando preocupação. Nós não podemos deixar essa bola aumentar”, informou José Ronaldo.
De acordo com José Ronaldo, ele visitou vários ministérios e foi bem recebido, saindo de lá com a promessa de que as questões seriam resolvidas.
“Nós fomos a Brasília. Eu estive em vários ministérios, no Ministério das Cidades, onde fui bem atendido, e as coisas estão andando para que tudo seja atualizado. Estivemos no Ministério da Saúde, onde apresentamos a nossa situação, principalmente na área de oncologia. Saí de lá com o compromisso do ministro de resolver esse assunto para 2017 e uma parte ainda agora para o final de 2016. Estive no Ministério da Educação e nós estamos preparando alguns projetos para darmos entrada e acredito que serão liberados agora em 2017”, afirmou o prefeito.
Ele disse que esteve também com o Ministro Geddel Vieira Lima, que é um dos coordenadores do governo, onde apresentou os assuntos relacionados aos ministérios visitados, e também do Esporte e da Cultura, que têm alguns assuntos também pendentes.
“Participei também do lançamento do cartão de reformas, que é um programa novo do governo federal, que acredito vai fazer muito sucesso, para as pessoas que moram em casas em situação ruim, pois ele vai melhorar a qualidade de suas casas. Feira de Santana é um dos municípios que será contemplado. Foram dois dias e meio na capital federal”, destacou.
O prefeito aproveitou a oportunidade para visitar o Carf, instituição que financiou a construção dos viadutos. “Em 2018, estaremos terminando já o pagamento de todos os recursos que foram aplicados nos viadutos de feira de Santana”.
Sobre os recursos originários da repatriação, José Ronaldo afirmou que uma parte do dinheiro já chegou junto com o Fundo de Participação dos Municípios. “Já utilizamos nos pagamentos, na ultima sexta-feira. E nos próximos dias deverá chegar a outra parte”, declarou José Ronaldo.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.