Feira de Santana

Prefeito de Feira de Santana revela questões discutidas durante sua passagem em Brasília

Colbert destacou que sua presença em Brasília estava ligada a resolver assuntos fundamentais relacionados ao Bolsa Família, ao programa Minha Casa Minha Vida dentre outros.

Inauguração de Escola
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, está em Brasília, a fim de levar tópicos relevantes sobre a Princesa do Sertão. Durante sua participação no programa Acorda Cidade, nesta quarta-feira (23), por meio de uma ligação telefônica, ele compartilhou informações sobre o motivo de sua visita à capital do Brasil e os temas que estavam em pauta, incluindo questões relacionadas ao Bolsa Família e ao programa Minha Casa Minha Vida.

Resolução de questões do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida

Colbert destacou que sua presença em Brasília estava ligada a resolver assuntos fundamentais relacionados ao Bolsa Família e ao programa Minha Casa Minha Vida. Ele manifestou interesse em entender as possíveis ampliações dos programas, especialmente em relação à concessão de novas unidades habitacionais para Feira de Santana.

Sobre o Minha Casa Minha Vida, o prefeito revelou que apresentou cotas para a cidade e estava buscando informações sobre a possibilidade de uma ampliação. Ele explicou a importância de se manter atualizado sobre os planos do programa para que a cidade possa se adaptar.

Decisão do Supremo Tribunal Federal sobre precatórios e recursos municipais

Uma das questões comentadas durante a participação do prefeito Colbert no programa desta quarta-feira foi a decisão do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União relacionada aos precatórios.

“A decisão tomada pelo Supremo mostra que o pagamento dos precatórios vale a partir de 2021 e não antes, isso é uma decisão do Supremo Tribunal Federal e do TCU. O Fundeb foi criado em 2021, portanto, extinto o Fundef naquela época. Todos os pagamentos destinados aos profissionais da educação e não só os professores passam a ter direito ao Fundeb e aos recursos destinados a ele”, disse.

Atendimento nas unidades de saúde e cumprimento de determinações judiciais

O prefeito abordou o atendimento nas unidades de saúde de Feira de Santana e reforçou que a prefeitura está cumprindo determinações judiciais rigorosamente. Ele destacou que mais de 2 milhões de atendimentos foram realizados desde janeiro, abrangendo tanto as policlínicas quanto as Upas da cidade.

Colbert enfatizou que não houve redução na qualidade ou na quantidade dos atendimentos.

“Estaremos fazendo uma apresentação sobre os mais de 2 milhões de atendimentos que Feira de Santana exerceu nesse período todo, de janeiro até agora. Mostrando que em nenhum momento houve redução no atendimento, tanto das policlínicas, quanto nas Upas de Feira de Santana”, apontou.

Redução do Fundo de Participação dos Municípios

Colbert abordou um desafio crucial enfrentado pelos municípios brasileiros que é a redução do Fundo de Participação dos Municípios. Ele explicou que houve uma redução de 36% no primeiro decênio e que a expectativa para o segundo decênio é de uma queda de 26% nos repasses. Ele destacou que essa diminuição de recursos está afetando todas as prefeituras do país, gerando dificuldades adicionais na prestação de serviços e no atendimento às necessidades locais.

Por Iasmim Santos, jornalista do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
vera

o prefeito de feira de santana e uma vergonha ,a saúde esta péssima cada dia ,afastou o motorista da saúde tfd que faz um trabalho excelente na saúde ,ta devendo os motorista ainda este colbert que punir os motorista pega visão colbert ,paga os motorista e coloca os caras na escala ,para de fazer eles de bobo todos os dias indo pra secretasria pra nao fazer nada

silvano

deve ter passado a maior vergonha, pior gestão da historia, obrigado José Ronaldo pelo presente de grego.

Roberval

Mais uma vez fazendo tour em Brasília.
Não traz nada de positivo para a cidade.

Dias

Kkkk me deixa viu com essa piada de péssimo gosto

Saco cheio

Colbert=Mentira,Omisso e Cruel..
Feira está um Caos seu mentiroso,sobe e desce Viajando tudo pago do bom e do melhor,agora fala em Radio que os Motoristas estão com Salarios Pagos, oq foi questionado foi as diárias que faz Jus pra o Profissional que Viaja pra se manter com refeição etc.
Vc viajou pra Brasilia tirando do bolso?
Não adianta inventar Historia não Prefeito todos sabem que pagar certo não e seu Forte!!

Tereza

.

Tereza Ferreira

E quanto ao salário dos professores,será que ele vai dizer que não temos direito também,já estamos no final de agosto e até agora nada que deveria ser pago em janeiro.

Brasil acima de todos

Vc fez um péssimo governo, que moral vc acha que tem pra questionar alguma coisa

Gigio Almeida

Coisa que Colbert mais gosta é Brasília, pois, lá tem muito blá-blá-blá. Tinha nada que se meter a prefeito. Mesmo que não elegesse deputado nem senador, deveria fixar residência na capitá
Estaria realizado. E ainda poderia ser correspondente de notícias.
Ó Colbert indo… Ó Colbert vindo…

Crispiniano de Santana Silva

É preciso mais empenho por parte do prefeito atual em relação às prioridades que cidade necessita pra um bom desenvolvimento indo a Brasília isso dar entender que está buscando alguns recursos federais pra ser aplicado na nossa cidade