Daniela Cardoso
Foi apresentado na manhã desta terça-feira (30) o funcionamento do Centro de Controle Operacional para monitoramento do transporte, trânsito e segurança pública em Feira de Santana. O equipamento está localizado em prédio ao lado do Almoxarifado Central da Secretaria de Saúde, na Avenida Deputado Francisco Pinto (antiga Avenida Rio de Janeiro).
O superintendente municipal de trânsito, Maurício Carvalho, destacou que o Centro de Controle Operacional vai acompanhar em tempo real a realidade do trânsito, do transporte, da segurança pública, mostrando toda a realidade da cidade. Uma das novidades futuras, segundo o superintendente será a possibilidade de notificação através do sistema.
“As imagens são muito precisas e ainda serão melhoradas, então futuramente haverá essa possibilidade de notificação. Vamos fiscalizar as faixas exclusivas de ônibus do BRT e várias outras situações como engarrafamentos, vamos detectar quem está em fila dupla, em cima do passeio, entre outras coisas”, informou ao Acorda Cidade.
Segundo Maurício, no local não haverá apenas a presença de agentes de trânsito ou fiscais da secretaria de transporte, mas também a participação de policiais militares, bombeiros, guarda municipal, fazendo do local um QG de onde se terá a ideia geral de toda a cidade.
De acordo com o prefeito Colbert Martins filho, foi investido mais de um milão de reais. Ele destaca que o equipamento vai funcionar em prédio próprio com o monitoramento 24 horas por dia.
“Todas as imagens de todos os ônibus e vans. Todos operam com GPS e se consegue acompanhar todo o trajeto, a velocidade. São 184 câmeras da Seprev (Secretaria Municipal de Prevenção à Violência) onde teremos controle dos terminais e das ruas. Teremos um grande centro de controle de mobilidade urbana para trabalhar com bombeiros, Samu e tudo que for necessário em termos de urgência e emergência. Isso já funciona em São Paulo há mais de 10 anos e temos que nos equipar para que a tecnologia nos sirva bem”, destacou.
O secretário de Planejamento Carlos Brito informou que o equipamento não foi feito em uma área central da cidade, pois a prefeitura não tinha um imóvel próprio com localização central, como exigiu a Caixa Econômica Federal. Ele explicou que essa é uma operação financeira do BRT, já que esse centro de controle será o ‘cérebro’ do BRT e informou que a obra total deverá ser concluída em dezembro.
“O BRT falta apenas concluir os dois terminais, da Nóide e da Ayrton Senna. O primeiro terminal de integração, já deve começar em setembro. Com relação aos ônibus, estamos conversando com as empresas, estamos tendo reuniões mensais de ajuste e esse projeto, que é de 2015, deve passar por alguns ajustes, já que hoje a realidade é outra. Tudo isso alterou a operação, mas estamos bem avançados. A obra em si deverá estar toda pronta em dezembro”, concluiu.
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, afirmou que o instrumento tecnológico será um grande marco na mobilidade do município, com a possibilidade de fazer toda a gestão do transporte e trânsito, através de servidores e de um grande aparato de tecnologia em um mesmo ambiente.
"Teremos câmeras em pontos estratégias, monitorando não só a parte de mobilidade, mas também segurança pública, defesa civil, controle semafórico, a zona azul digital que está em processo avançado. Hoje a gente já faz 40% da gestão através de equipamentos tecnológicos e 100% da frota de ônibus através do GPS”, afirmou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade