Diversas reclamações e dúvidas referentes ao atendimento da Embasa têm chegado ao Acorda Cidade. As queixas mais frequentes se referem aos canais de comunicação para resolução de pendências, contas com valor acima da média, além de questionamentos acerca do período de cobrança na conta.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o gerente da empresa em Feira de Santana, Lucas Araújo, destacou que a Embasa tem reforçado seus canais para facilitar a comunicação com os consumidores.
“São diversos meios pelos quais o cliente pode entrar em contato com a empresa e fazer a sua solicitação. Hoje temos disponível o número 0800 055 5195, a agência virtual que fica em nosso site www.embasa.ba.gov.br, onde o cliente pode solicitar serviços por lá também, temos aplicativo nas principais plataformas, tanto Android como IOS, e o cliente pode baixar, e temos uma nova forma de atendimento, que é uma novidade, por videoconferência. O cliente pode acessar o site www.sacdigital.ba.gov.br para agendar esse atendimento com a empresa, que será por vídeo”, informou Lucas Araújo.
Outro canal que pode ser utilizado pelos clientes é whatsapp, através do número 71.99717-0999, que atende reclamações vindas de toda a Bahia.
O gerente da Embasa em Feira respondeu ainda a um questionamento recorrente sobre as contas, que é quando o cliente recebe a conta com um mês de antecedência, por exemplo.
“É uma dúvida frequente. Os clientes informam, por exemplo, que recebem a conta em agosto, mas a conta vai vencer em setembro. E como é que a Embasa advinha o consumo que ele vai ter em setembro? É importante que o cliente preste bem atenção no período de consumo informado na conta. A Embasa dá um prazo longo de vencimento para o cliente para que ele possa se organizar e se programar para pagar aquela conta. A empresa não faz uma projeção de consumo do cliente, ela apura o consumo que ele teve dos últimos 30 dias, e se o cliente prestar a atenção na conta, no campo de período de consumo irá constatar o que estou falando”, ressaltou.
Outro alvo constante de reclamação é o valor da conta, que em alguns ultrapassa a média de consumo.
De acordo com Lucas Araújo, se um cliente receber uma conta que considera que está fora da sua média de consumo, uma conta alta, a sugestão é que primeiro ele faça uma pesquisa no imóvel e ver se existe algum tipo vazamento.
“Existem diversos vazamentos não visíveis que, às vezes, alteram o consumo e a gente não consegue identificar isso de forma tão fácil. Mas se mesmo assim o cliente achar que o problema não está em suas instalações, pode abrir uma reclamação através dos nossos canais de atendimento, que vamos atendê-lo da melhor forma possível, vamos revisar o faturamento deste cliente para checar se houve algum problema interno na Embasa. Mas na maioria dos casos de elevação do consumo o problema é interno.”
Como negociar débitos em atraso com a Embasa
O gerente local da Embasa reforçou que os canais de atendimento da empresa estão prontos para fazer a negociação de débitos e o cliente pode entrar em contato, de forma online ou presencial, na loja física do SAC. “Vamos conseguir negociar o débito e adequar o valor à capacidade de pagamento do cliente”, garantiu.
Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.
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