Nesta terça-feira (20), termina o prazo para a realização da prova de vida digital para os aposentados e pensionistas do município de Feira de Santana que ainda não realizaram. A prova de vida está sendo feita por meio de um aplicativo chamado Meu RPPS. No entanto, quem não conseguir realizá-la pelo aplicativo, pode fazê-la presencialmente.
“O Instituto de Previdência está concedendo esse último prazo para os aposentados e pensionistas de Feira de Santana. O aplicativo é muito fácil e intuitivo. Ele mostra um passo a passo depois a pessoa vai anexar um documento por ali. Pelo aplicativo, a pessoa vai receber as informações para saber se a prova de vida foi validada ou não. A gente já vem fazendo isso desde o ano passado, a prefeitura municipal inovou trazendo um aplicativo para dar mais comodidade ao aposentado e pensionista, principalmente, em um período de pandemia, o que facilitou muito”, explicou Nau Santana, presidente do Instituto de Previdência de Feira de Santana.
O servidor municipal, aposentado e pensionista, que não realizar a sua prova de vida até esta terça-feira (20), poderá ter o seu benefício suspenso.
“Essa prova de vida é obrigatória, anualmente. O servidor inativo, aposentado e pensionista, sabe que precisa fazer o recadastro, justamente para evitar que tenha fraudes. Por exemplo, o servidor inativo morreu, mas não foi comunicado ao Instituto de Previdência, então para que essa questão de fraude seja evitada, um normativo do Ministério do Trabalho e Previdência Social é que se faça essa prova de vida anual, por isso que todos os anos o município de Feira de Santana, nós somos Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), a gente faz essa prova de vida”, informou.
Dos 3.500 servidores aposentados e pensionistas no município, 2.893 realizaram a prova de vida.
“A gente tá com 625 aposentados e pensionistas que ainda não efetuaram essa prova de vida”, revelou.
Prazo
As pessoas que desejam orientação podem se comunicar pelo WhatsApp: 75 9 9818-1621. Ou podem ligar para o telefone: 3623-5991.
“Caso a pessoa não consiga fazer a prova de vida pelo aplicativo, pode ligar para os nossos telefones, através do nosso WhatsApp ou pelos telefones do nosso Instituto. Nós temos pessoas que estão dando o passo a passo indicando a forma correta de fazê-la, temos uma equipe de plantão para estar sanando essas dúvidas. A pessoa pode vir presencialmente ou ligar para ajudá-los”, ressaltou.
É a segunda vez que o prazo foi estendido.
“Às vezes as pessoas esquecem de fazer a prova de vida, por isso que todo ano a gente lembra desde cedo, todo ano fazemos campanhas para os aposentados e pensionistas, justamente para que não aconteça de nenhum aposentado e pensionista ter o seu benefício suspenso, porque esse não é o nosso desejo. Mas é sabido que essa prova de vida é obrigatória anualmente, o servidor está ciente de que é obrigatório recadastrar todos os anos para que fraudes sejam evitadas. Ano passado tivemos uma adesão de mais de 80% que fizeram a prova de vida pelo aplicativo, por ser muito fácil, mas a gente só alerta que os servidores inativos não passem desse prazo”, destacou.
Nau Santana destacou durante a entrevista ao Acorda Cidade, que o prazo não será mais prorrogado.
“Como temos um serviço de aplicativo, temos um prazo determinado, é a segunda vez que o estendemos. E já estamos no final do ano e já estamos passando para o ano de 2023. Ou seja, os aposentados e pensionistas precisam fazer essa prova de vida neste ano de 2022”, frisou Nau Santana, presidente do Instituto.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram