alagamentos

Poucas horas de chuvas e muitos estragos em Feira de Santana

Em entrevista ao ACORDA CIDADE, na manhã desta sexta-feira, vários moradores demonstraram revolta com a situação. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está sendo mantidas equipes de prontidão para atender as solicitações da comunidade relacionadas a problemas causados pela chuva.

 Williany Brito

A chuva que caiu em Feira de Santana na noite de quinta-feira (9) até a madrugada desta sexta-feira (10) já deixou a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos em estado de vigilância. As principais reclamações recebidas até então estão relacionadas a entupimento de bocas de lobo devido ao descarte de lixos e entulhos, o que dificulta a drenagem de água nas ruas e provoca alagamentos.

As poucas horas de chuva forte foi o bastante para deixar moradores preocupados, em face dos estragos. Em entrevista ao ACORDA CIDADE, na manhã desta sexta-feira, vários moradores demonstraram revolta com a situação.

 “Perdemos móveis, e os outros tiveram que ficar suspensos… Avisamos as autoridades competentes da situação do bairro, antes mesmo das chuvas, pois nós já prevíamos isso aconteceria. Agora, temos bocas de lobos entupidas de lixo e a água não tem como ter escoamento”, disse Marta da Silva, que moradora da Estação Nova, próximo a Feira do Rolo.

Já a moradora do Ponto Central, Marília da Costa, contou que com a chuva de ontem, a água “invadiu a casa do começo ao fim”.  “Virou uma verdadeira lagoa”, disse.

Moradores do Parque Sabiá, também, passam por dificuldades por causa da chuva. Segundo eles a lama ocupou grande parte das ruas do bairro. Na rua Leolinda Barcelas, no Kalilândia, casas chegaram a serem invadidas pelas águas das chuvas.  

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, está sendo mantidas equipes de prontidão para atender as solicitações da comunidade relacionadas a problemas causados pela chuva. “Nossas equipes estão atentas desde ontem nos pontos onde houve alagamentos e estamos prestando serviço de imediato”, afirma o secretário. 

Se você passa por dificuldades por causa das fortes chuvas, a Prefeitura de Feira de Santana disponibilizou telefones para reclamações:  (75) 3603-7778, Departamento de Limpeza Pública; (75) 3602-4567, Desenvolvimento Urbano; e (75) 3604-0561 Departamento de Defesa Civil. As equipes das respectivas secretarias estão atuando tanto na correção quanto prevenção dos problemas.

Choveu o previsto no mês

Em apenas um dia, choveu mais em Feira de Santana o previsto para todo o mês de dezembro. A análise é da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que registrou 72 mm de chuva somente na sede do município, em menos de 24 horas, contra a previsão de uma média de 70 mm de chuva para todo este mês. A Estação Climatológica também prevê mais chuvas com trovoadas nos próximos dias.

.


 Confira as fotos que a equipe do Acorda Cidade registrou em Feira de Santana:

Fotos: Ed Santos e Paulo José | Acorda Cidade