Acorda Cidade
Moradores da Travessa Esperança, no bairro Parque Lagoa do Salgada, em Feira de Santana, realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (1ª) e interditaram um trecho a Avenida Nóide Cerqueira, em Feira de Santana, para cobrar da Embasa a ligação da rede de água na localidade. Segundo os moradores, várias reuniões já foram realizadas com a prefeitura e com a Embasa, no sentindo de resolver a questão, mas até agora nada foi resolvido.
“Precisamos de água. Passa uma tubulação a 50 metros da nossa casa e a água não passa aqui. Já tem mais de 20 anos nessa situação, só que as fontes que a gente tinha, agora secaram, estão todas secas. Ninguém aqui tem água encanada, custa 10 reais a garrafa de água, temos criança, idosos, precisamos cuidar da nossa casa e não temos dinheiro pra comprar água”, disse a moradora Silva Araujo dos Santos.
Neide Araújo mora na localidade há cerca de 30 anos. Segundo ela, a Embasa alega que pra população da Travessa Esperança ter água encanada, os próprios moradores terão que cavar e comprar a tubulação, já que apenas 18 residências estão instaladas no local.
“Isso não é cabível, pois somos moradores e necessitamos de água. A gente está fazendo essa manifestação, pois já tentamos por outros meios chamar a atenção da Embasa, mas não conseguimos. Já fizemos abaixo-assinado, já tivemos reunião com o prefeito e secretário e nada resolveu, então chegamos ao nosso limite e não queremos prejudicar outras pessoas. A manifestação é só uma maneira de chamar atenção das autoridades para a resolução do nosso problema”, afirmou.
O que diz a Embasa
A Embasa informou ao Acorda Cidade que os técnicos estiveram no local do protesto e, em conversa com os manifestantes, foi informado que a implantação de rede de abastecimento de água na Travessa Nova Esperança vai ser iniciada ainda este mês.
"A rede não foi feita anteriormente, pois sua implantação estava tecnicamente condicionada a estruturas relacionadas à obras do Centro de Reservação Leste. Como essas estruturas foram recentemente concluídas, será possível a extensão de rede para as residências da Travessa Nova Esperança", informou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade