Andrea Trindade
Com a liberação de pagamentos de benefícios sociais como auxílio emergencial, pagamento do Abono Salarial do PIS e Saque Emergencial do FGTS, milhares de pessoas voltaram às aglomerações das filas nas agências da Caixa Econômica Federal.
Em Feira de Santana o Acorda Cidade conversou com alguns beneficiários na agência da Rua Aristides Novis, que precisaram sair de casa em um momento de pico de pandemia de covid-19 para resolver problemas com pagamento na sexta-feira (3), e até flagrou pessoas passando mal na fila. Em um dos casos foi preciso acionar uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu). Além disso, o aplicativo Caixa Tem vem apresentando instabilidade dificultando as transações financeiras online.
A dona de casa Edilma Macedo disse que chegou às 8h30 e que além da falta de organização, é grande o tempo de espera para o atendimento.
“Muita gente, um por cima do outro, cheguei às 8h30 e já são quase 12h. Quero resolver meu auxílio emergencial porque fui consultar na quarta-feira e tinha o valor de R$ 600 reais, mas depois fui olhar de novo e tinha a informação de que esse valor todo foi debitado. O dinheiro sumiu da minha conta. Recebi a primeira e a segunda e agora na terceira clonaram meu CPF e está mostrando que eu passei o valor na maquineta. Um problemão”, lamentou.
Rose Mendes contou que no aplicativo consta que ela tem o saldo de R$ 600, mas não consegue utilizar o dinheiro. “E ainda por cima tem a dificuldade de usar o aplicativo, tem essa tal sala de espera. Recebi a primeira parcela porque caiu na minha conta e não recebi nem a segunda e nem a terceira. A empresa onde eu trabalhava fechou e esse auxílio de emergencial não tem nada,” reclamou a beneficiária após passar mais de três horas na fila.
A autônoma Rafaela Silva disse ao Acorda Cidade que recebeu a primeira também porque caiu diretamente na conta da Caixa, porém a segunda e a terceira que precisam do aplicativo para ter acesso, ela não conseguiu sacar. “Consta lá um e-mail que não é o meu e creio que hackearam a minha conta e vim aqui resolver isso”, disse.
Em caso de fraude com o aplicativo a vítima deve registrar queixa da delegacia.
O que diz a Caixa
Sobre o aplicativo, a Caixa informou ao Acorda Cidade que o Caixa Tem pode não funcionar, automaticamente, em alguns modelos de celulares. Nessa situação, é necessário ir em “Configurações” do celular, opção “Aplicativos”, selecionar o app “Caixa Tem” e dar permissão (marcar) aos itens “Telefone” e “Armazenamento”. Após essa configuração o aplicativo deverá funcionar normalmente.
O banco disse ainda que o Caixa Tem foi concebido, projetado e desenvolvido para ser o menor app do mercado financeiro, justamente para ser leve e rodar em qualquer modelo de smartphone, visando atender assim a todos os brasileiros. Ele consome apenas 3Mb de memória do celular, sendo 15x menor do que a média dos aplicativos do mercado.
Sobre a questão das filas, já houve uma redução considerável do movimento nas agências, desde quando o crédito passou a ser feito no aplicativo, inicialmente, e que neste momento, estão controladas.
Leia também:
Caixa credita Auxílio Emergencial a 6,5 milhões de trabalhadores neste sábado (4)
Atualização de dados levou a problemas no Caixa Tem
Feirenses prestam queixas na delegacia contra golpe do 'auxílio emergencial'
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade