Gabriel Gonçalves e Ney Silva
O Procon de Feira de Santana está realizando desde a última segunda-feira (11), a Semana do Consumidor. O objetivo é orientar tanto os consumidores como os donos de lojas. O Procon tem resolvido muitas situações em que as pessoas ficariam prejudicadas. A técnica de enfermagem Roquilene Ribeiro de Jesus foi ao Procon depois de receber uma cobrança indevida da Caixa Econômica Federal e ficou satisfeita com o atendimento.
“O atendimento foi muito bom, as meninas conseguiram junto comigo perceber o que realmente tinha acontecido, que foi uma cobrança indevida da Caixa e dar todo o direcionamento que eu precisava para o resultado ser favorável”, afirmou.
O diretor de orientação ao consumidor do Procon, Jorge Marques destaca as empresas que são mais reclamadas na superintendência de defesa do consumidor.
“As principais queixas hoje registradas no Procon de Feira de Santana, são as empresas prestadoras de serviços, como a Embasa, Coelba e as empresas de telefonia.”
Ainda segundo Jorge Marques, a Embasa lidera o número de queixas devido a prestação de serviços. O diretor afirma que no distrito de Tiquaruçu, tem morador que não tem fornecimento de água há mais de 90 dias.
“Não sei como é que mede vento, porque água na casa do rapaz não tem, mas a fatura chegou no valor de R$ 1.364,00”, relatou Jorge Marques.
O diretor explicou como pode ser feito as queixas contra as empresas e deu como exemplo, a Embasa.
“O consumidor precisa reclamar primeiro na empresa que presta o serviço, caso não resolva, tem que vir urgente ao Procon, para que o Procon entre em contato com a Embasa, por exemplo. Alguns casos são resolvidos logo de imediato por telefone, e outros que não resolvem, abrimos um processo administrativo em audiência. Mesmo assim com toda dificuldade, ainda tem muita resolução de processo”, esclareceu.
No mês de fevereiro, o Procon registrou 124 queixas contra a Embasa, sendo 34 processos em audiências e 20 já resolvidos. Na opinião de Jorge Marques, a cada dia o consumidor feirense está mais consciente de seus direitos.
“Eu trabalho nesse período todo e a cada dia que passa, eu vejo mais gente aparecer para reclamar, não importa o valor da reclamação, o que importa é ele procurar o seu direito. O consumidor cresceu porque aprendeu a reclamar e as empresas caíram porque não respeitam os consumidores, mas mesmo assim, os consumidores estão tendo grande êxito”, observou.
A Semana do Consumidor continuará atendendo até quinta-feira (14) na sede do Procon, localizada na Rua Castro Alves, e na sexta feira, dia 15, as atividades de orientação ao consumidor serão no estacionamento em frente a Prefeitura Municipal.