Rachel Pinto e Ney Silva
Quem chega de carro ou a pé à feirinha da Estação Nova em Feira de Santana, próximo às barradas de sucatas e pássaros, tem a impressão de que o local é um novo aterro sanitário. Um terreno baldio é usado para descarte de lixo e de material de todo tipo principalmente entulho.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
No último final de semana a reportagem do Acorda Cidade flagrou carroceiros jogando entulho no terreno. Além desse ponto de entulho e lixo, a área em volta da feirinha deixa a desejar quando o assunto é higiene. A vendedora de bananas Ricássia Mascarenhas de Jesus também reclama de uma boca de lobo com forte mau cheiro. Segundo ela, a situação é muito desagradável e incomoda além dos comerciantes, os clientes que estão em compras no local.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“Por volta de umas 4h30 da manhã a gente chega para montar as barracas e a feira está com aquele mau cheiro, que sai do bueiro que tem aqui próximo a minha barraca. Eu estava trazendo cloro de casa para jogar aqui porque dia de domingo eu não consigo trabalhar. Mas, ainda assim não estava resolvendo porque acumulava no chão e ficava caro. Então nos juntamos e colocamos alguns papelões em cima do bueiro para tentar diminuir um pouco o odor”, contou.
Segundo a comerciante, é comum os clientes passarem mal com o mau cheiro e sentirem inclusive dores de cabeça.
Com quase 50 anos de feira livre, o vendedor Jair Estelito Bispo dos Santos, conhecido como Jair das Melancias, disse que os insetos e os ratos tomaram conta da feirinha da Estação Nova. Ele defende mais agilidade na coleta de lixo e comenta que no local há ratos, baratas e insetos de todos os tipos.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“A prefeitura precisa realizar uma melhor coleta de lixo. Deveria ter um fiscal atuando aqui. Tão próximo da Secretaria de Saúde temos esse lixão”, frisou.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Rosangela da Silva Santos, que também trabalha na feirinha considera o fato muito preocupante. Inclusive é um motivo que afasta muitos clientes. “Está horrível. Muita sujeira que prejudica o nosso comércio", lamentou
O secretário de serviços públicos Justiniano França afirmou que a prefeitura tem conhecimento da situação da feirinha da Estação Nova e está adotando medidas para atender às reclamações. Ele explicou que a proprietária do terreno baldio já foi notificada algumas vezes, a prefeitura também já efetuou a limpeza ele irá se reunir com o secretário Antônio Carlos Borges Júnior para identificar melhores alternativas para organizar a feirinha.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
"Faremos uma avaliação para melhorar o dia a dia daquela área. Para que a gente possa ter uma limpeza melhor e é importante dizer que limpeza pública não é feita somente pela prefeitura. Tem que haver um trabalho conjunto também com a organização dos comerciantes”, concluiu.