Daniela Cardoso
Atualizada às 16:21
Quem transita ou trafega por algumas ruas no centro da cidade tem se deparado com alguns tapumes. Muita gente não sabe, mas ali está sendo feita uma escavação para interligar a drenagem das trincheiras e túneis para acabar com possíveis alagamentos na cidade, segundo informou o engenheiro João Vianei Silva. Segundo o engenheiro, os tapumes são colocados para proteger o local onde está sendo executado o poço de visita, que é interligado a drenagem do BRT.
“São executados esses pvs e é feito a rede subterrânea interligando eles. Alguns pontos, nós já vamos retirando, como tinha na Presidente Dutra, na Vasco Filho e já retiramos ao longo do tempo, assim que o trecho foi concluído e interligado. Hoje já retiramos também na Rua Conselheiro Franco e na JJ Seabra também”, afirmou.
O engenheiro informou que os pvs permanecem na Senhor dos Passos e na Castro Alves, pois existem intervenções ocorrendo naqueles locais. Segundo ele, existe uma programação da liberação, inclusive com datas, mas alguns pontos vão permanecer um pouco mais devido a alguns problemas de drenagem e acabamento do sistema. Mas conforme afirmou, são coisas que já eram previstas e estão acontecendo dentro do normal.
O engenheiro João Vianei Silva explicou ainda como a obra está sendo feita. De acordo com ele, quando essa obra estiver pronta, vai eliminar vários trechos que hoje tem acúmulo de água no centro da cidade, especialmente entre as avenidas Presidente Dutra e a Getúlio Vargas.
“Fazemos um poço de visita que chega no nível onde a drenagem está sendo feita, fica entre 9 e 10 metros de profundidade e nesse ponto entre os pvs que são colocados é feita uma rede, uma interligação subterrânea com uma escavação e a colocação das chapas de aço. É feito o acabamento e quando o trecho estiver concluído a interligação das trincheiras, dos túneis com o canal, vão estar interligados e vamos criar as redes auxiliares”, explicou.
Finalização das obras
Com relação ao prazo para as obras serem concluídas, João Vianei Silva afirmou que a parte do túnel line, que é um dos segmentos do sistema, está com a previsão de acabar em agosto. Feita essa etapa, será feita a intervenção do deságue e a programação é que esse serviço ocorra até outubro, segundo informou.
De acordo com o engenheiro, o túnel line é um sistema já consolidado com uma empresa que faz esse serviço em larga escala, através de uma demolição de um trecho que é feita de forma subterrânea. “Vai sendo feita a escavação e a fixação das chapas. É uma obra que impacta muito pouco no trânsito. É um sistema eficiente de ser feito, com condição muito boa de trabalho”, observou.
Água no local
Sobre a água que sai nos locais onde as obras estão sendo realizadas, João Vianei Silva explicou que na execução desse serviço, tem alguns pontos da cidade que o lençol tem seis metros de profundidade, e como o trabalho pode ser feito com 10 metros de profundidade, para escavação desse serviço é necessário fazer um bombeamento, o que faz com que a água saia.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade