Uma operação conjunta entre a Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foi realizada na manhã desta terça-feira (24) em Feira de Santana.
Com uma blitz formada na Avenida José Falcão da Silva, a operação tem como objetivo combater as infrações de trânsito cometidas na cidade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o agente de trânsito Daniel Reis informou que esta operação será realizada de forma rotineira no município, justamente para coibir os infratores que persistem em conduzir veículos de forma irregular.
“Esta é uma blitz de rotina que visa verificar as condições dos documentos e dos condutores de veículos. Nos foi solicitado fazer esta operação conjunta, pois será uma tendência para os próximos dias, e que sejam feitas de forma conjunta, tanto com a Polícia Militar, quando com a SMTT, para que a gente possa unir forças e combater as infrações de trânsito, e assim, as pessoas possam também fazer um trânsito mais seguro, dirigindo da forma correta, estando com todos os equipamentos e veículos em dias”, afirmou.
O agente de trânsito aproveitou para enfatizar os níveis de multas, além dos valores.
“Um condutor que estiver transportando uma criança sem a cadeirinha específica, este condutor terá sete pontos na carteira, pois é uma infração gravíssima, além de pagar uma multa no valor de R$ 293. Caso seja excesso de passageiro, esta é uma infração média no valor de R$ 130, e a questão do cinto de segurança e dirigir manuseando o celular, também é uma infração gravíssima”, pontuou.
Segundo Daniel Reis, a participação da SMTT na operação, também busca identificar transportes clandestinos que estejam atuando na cidade.
“A SMTT é responsável por fiscalizar o transporte aqui em nossa cidade, tanto o regular, quanto aqueles irregulares, e principalmente no combate ao transporte clandestino, que por muitas vezes é de maneira precária, e tivemos recentemente um acidente envolvendo um veículo clandestino com uma vítima fatal. Então no dia de hoje, verificamos veículos com licenciamento atrasado, condutor sem CNH, condutores utilizando celular, sem cinto de segurança, além de vans com excesso de passageiros”, destacou.
Ao Acorda Cidade, o tenente PM Valdomiro Xavier explicou que todos os veículos que estiverem trafegando de forma irregular, serão conduzidos para o pátio.
“Nós estamos com um serviço rotineiro das blitz, e os veículos que se encontram com o licenciamento atrasado, pneus sem condições de trafegabilidade, serão automaticamente conduzidos para o pátio. Uma van está sendo apreendida ali por exemplo, pois não está com os equipamentos obrigatórios, está com licenciamento atrasado e o condutor não está habilitado. Aqueles casos que podem ser sancionados aqui neste momento, serão liberados, mas aqueles que não podem ser sancionados aqui, serão apreendidos”, afirmou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram