Lay-Off

Pirelli de Feira de Santana adere a programa de suspensão e pode demitir cerca de 300 funcionários

A medida iniciará a partir do dia 15 de novembro e tem como prazo de 20 meses.

Pirelli
Foto: Redes Sociais

A Pirelli de Feira de Santana, filial de um grupo italiano, irá aderir ao sistema lay-off, uma suspensão temporária de funcionários, após apresentar baixa produção e problemas com vendas nos últimos anos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato dos Borracheiros do estado da Bahia (Sindiborracha), Oberdan Cerqueira, informou que caso a empresa não aderisse a este programa, cerca de 300 pessoas seriam demitidas de forma direta.

Pirelli
Foto: Redes Sociais

“A empresa vem apresentando problemas com vendas, tanto que ela nos procurou no início do ano para informar que a produção era de 14 mil pneus por dia, e isso vem reduzindo. Nós fomos trocando feriados para tentar verificar se no mês seguinte melhorava, teve férias coletivas, porém mesmo com todas estas ações que foram feitas entre o sindicato e a empresa, não surtiu efeito. A empresa então nos procurou novamente, informando que teria que tirar cerca de 300 pessoas, ou seja, demitir todas elas. Nós não aceitamos e estamos buscando uma solução para que não venha ter uma demissão em massa, principalmente aqui na cidade de Feira de Santana. Imagine, 300 pais de famílias demitidos todos de vez. Então a partir do dia 15 de novembro, a empresa vai entrar no processo de lay-off, e vai ser o turno de 6 por 1”, explicou.

Presidente do Sindiborracha
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com Oberdan, a expectativa é que os rendimentos possam melhorar antes do prazo estabelecido.

“Este programa será de 20 meses, cada turno ficará por cerca de 5 meses, para que exista uma garantia dos rendimentos. Isso é preocupante, mas a gente espera que antes de concluir os 20 meses, as coisas se normalizem, que a fábrica possa voltar a produzir dentro da sua capacidade, é isso que a gente aposta. Hoje a fábrica trabalha nos quatro turnos de forma ininterrupta, então a partir de agora, apenas três turmas irão trabalhar, enquanto que a outra está folgando. Vai ser um sistema de rodízio, não temos específico como será, mas será dentro das necessidades da empresa”, pontuou.

Pirelli
Foto: Redes Sociais

Ao Acorda Cidade, o presidente do Sindiborracha também comentou que a concorrência aumentou e até revendedoras de veículos, estão comercializando pneus.

“Quem chega aqui em Feira de Santana, consegue observar que até revendedoras de carros, estão vendendo pneus. Então nós do sindicato, estamos procurando alternativas, tanto que agora no próximo mês de novembro, estaremos indo até São Paulo, junto com todos os sindicatos, para tentar encontrar uma solução, pois do jeito que a coisa está andando, vai ser difícil sobreviver. Então com este lay-off, vamos pedir a Deus que nos dê sabedoria, pedimos aos trabalhadores que eles sejam fortes, vamos buscar sempre o melhor, mas o sindicato está aqui para lutar”, disse.

Ainda segundo Oberdan, neste período que o funcionário estiver sem trabalhar, a empresa irá ofertar cursos de capacitação, todos os direitos serão preservados, mas o salário sofrerá redução de 20%.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
64 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Ricardo

O que a baixa venda de pneus tem a ver com Lula ? Era Bolsonaro quem comprava os pneus ? Parem de ser gado de político, o povo está optando por marcas boas e mais baratas.

DANIEL KELWYS MORAES SUZART

Faz o “L” que o Emprego volta agora!

Fábio

O que uma crise em uma empresa tem haver com o 10 meses de gestão?
O que vocês aqui gostam e preferem é espalhar pânico mesmo.
Garanto a vocês que se fizéssemos o B estaria pior, pois não é em nada da família dele.
As pessoas que estão comentado “faz o L, o amor venceu,” devem imaginar que o outro iria a ajudar em alguma coisa lei do engano. A Ford saiu daqui a Yazaki e foi por que foi o L.
Vocês devem rever seus conceitos.

Wellington Dantas da Nóbrega

Não fale mal do meu presidente Lula ele é o melhor presidente da história a culpa é do Bolsonaro 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.

SystemofDown

Não se preocupem, Ze Neto vem ai e vai dar empregos pra vocês!

Antonio

Pura hipocrisia dos sindicatos, eles sabem muito bem qual a causa do problema, desde o 1° governo petista, teve inicio aos desmanches de fábricas no Brasil, nós enfrentamos uma concorrencia desleal, com todos os tipos de produtos importados, produtos estes fabricados por mão de obra escrava ou semi escrava, enquanto isso, o nosso presidente vem esbanjando nosso recursos desde seu 1° mandato, ele só pensa em criar mais ministerios e aumentar impostos.

Paulo Gomes

Nada a ver com L , a Continental em Camaçari anunciou agora a ampliação da fabrica e novas contrações .
isto se chama concorrência , investimento e novos mercados e segmentos

Carlos

Essas pessoas que apoiam fortemente bolsonaro não sabem mesmo interpretar texto nem contexto. Tá falando claramente na matéria que a empresa procurou o sindicato no INÍCIO do ano e que naquela época (INÍCIO do ano) já vinha mal a muito tempo. É muito vontade de criticar sem entender…

Al

RSL, resposta pronta e sem lógica?! Não me faça rir. O que você entende de mercado internacional? Absolutamente nada. O mercado da Pirelli internacional e não nacional, e quando teu ***, os investidores e compradores recuaram. A questão não é a concorrência, pois a Pirelli sempre teve concorrência, a questão é que devido os aumento dos impostos(uma das formas de roubar do teu Lau de estimação), os valores do pneu aumentaram, logo as vendas caíram e consequentemente a produção o que resultará em demissão. Não adianta defender, contra fatos não s argumentos, já são mais de 400 mil empresas que fecharam as portas aqui no desde de o início do mandato desse marginal de 9 dedos.

ROBERTO CARVALHO

O amor venceu e a culpa é do Bolsonaro kkk

Kkkkk

Faz o L e chora bebês kkkkk

Joel

O nordestino achou que ia comer picanha e comprar gasolina abrasileirada, rsrs foi ao contrário, carro pipa tá de 500 reais água suja, é só fumo.

Renail

O PT acabando com as empresas, só gente desempregado,

itamar

Gente como o povo procura um pezinho p culpar alguém!Vcs leram como está na matéria?Olha como está, há alguns anos que a produção vem caindo bastante,e também a concorrência aumentando muito, até lojas de revenda de carros estão vendendo pneus, sacaram a moral da história.entao não tem questão de faz o L ou faz arminha não.

Cacau

A arminha quando a Ford saiu da Bahia ninguém fez!
A Pirelli continua em Feira e continua produzindo

CARLOS SILVA

O AMOR VENCEU!!!!!
FAZ O L
O CHORO É LIVRE

DANILO SOUZA

Baita sexta-feira 13⭐♥

Observador

O mais incrível é ainda ver quem defenda um desgoverno descarado como esse onde um velho *** só vive viajando e até manda a “Canja” governar no lugar dele e tudo isso com a conivência do ***
Só peço a Deus por nossos pequeninos que ainda terão muitos anos de vida a viver com esse legado maldito desses partidários acéfalos…

Sergio henrique

Quando a Ford saiu da Bahia ninguém falou que era pra fazer arminha. Agora uma fábrica de pneu demite o excedentre e já chamam de L

Marcelo

Observa-se a mesma situação de tragedia ocorrida na gestão anterior deste governo federal.
Mas o eleitor tem memoria curta e prefere acreditar na promessa de uma cervejinha com picanha.
E vem mais por aí, quem viver verá.

Lucileide Souza Neves

Lembrei da yazaki, que demitiu mas 1000 funcionários, mas Deus está no controle de tudo.

Vixe

É o 13 fazendo o efeito falta de aviso não foi, foi a Marisa agora a Pirelli. Faz o L vem se lascar vc também.

Ray

A empresa enfrenta uma crise, vamos entender e orar para que tudo volte à normalidade. Mais o que o sindicato sugeriu, qual foi a proposta visando o bem estar dos trabalhadores?
Turno de 6×1, Sem folgão, vida social, família, bem estar mental e físico? Esqueça!

O indignado

Porra, o pessoal vai trabalhar 24 horas por dia, durante seis dias?
O problema deste país são as pessoas que não sabem ler e interpretar texto.

Patrícia

Faz o L

Santos

Deveria demitir somente quem fez o L
E injusto quem não fez o L ter que pagar pela falta de conhecimento de quem fez

Vadinho

Veja só como as coisas mudaram mais só os sindicato ir até o presidente da república ele dará um jeito qu resolver guerra tomando cerveja isso ai é nada

Geilson

Cara que bobagem esse camarada falou!
Colocando a culpa sobre a competitividade na venda de pneus em vez e pontuar a queda na economia provocada pelo governo atual, mas ele não fala isso pq é sindicalista e mama do suor do trabalhador e do governo federal

Minion/gado

Eles falam essas estórias que só convence os tolos que não enxergam um palmo diante do nariz. O rombo na economia já atingiu a casa do Bilhão e a culpa e das lojinhas que estão concorrendo com a fabricante!?
Essa nem eu que sou gado durmo hahahaha
O PT é um câncer que corrói o corpo e a alma das pessoas.
Tenho pena apenas daqueles que não votaram na *** e agora vão sofrer as consequências.

Fernando Ribeiro

o Amor como sempre vencendo todos os obstáculos L ♥

O amor venceu

Isso ja é o efeito da nova politica Brasileiro.
Agora eu pergunto; de quem é a culpa, população?

Ane

Basta o amor vencer que palavras como apagão, rombo econômico, crise financeira, demissão em massa, fechamento de empresas começam a surgir na mídia.
Igualzinho quando eles entraram na primeira vez. Colocaram a culpa em Fernando Henrique, agora vai ser do bozó. Mas nunca é de quem está governando sempre é do governo anterior.
O que seria dos espertos se não existisse os trouxas desmemoriados brasileiros !

João Alberto Teles Bastos

Façam o L! Pois sim, o amor venceu! kkkkkkkkkkk………

Faz o L

O presidente viajante, abriu as portas para a China, e quem paga o preço sao os brasileiros. Faz o L agora.

Johnny

Pelo que eu saiba, a Pirelli é ITALIANA.

Mas como o rapaz lá em cima comentou, vc fez o B quando Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly deixaram o país?

Chora na cama que é lugar quente, Minion

Feirense

N entro em questao de lula ou bolsonaro. Oq acontecer de ruim, é pra todos independente de quem votou no L ou no B.

Mas quanto a Pirelli, ela foi vendida para grupo chinês faz tempo

AMAURI DE ALMEIDA MOREIRA

É melhor se informar

Marcelao

Será que é por causa da chegada da montadora em Camaçari,aí a Pirelli já quer que o Governo do Estado,se movimente ,para que eles vendam os pneus para essa nova fabricante aqui na Bahia??

Milla

Não sei se necessariamente vender para BYD, mas ter as mesmas oportunidades, isenções e tributos iguais a nova fábrica de camacari

Nubia,

A corda sö quebra para o trabalhador, pai de família. Como dinimuir a violência e absiedade das pessoas, vendo-se a ficar desempregado. Os politicos não se “atenta” a ver outras alternativas, como trazer outras empresas e “alocar” esses bons profissionais de qualidade. E a idade de muitos já passaram dos 45/ 50 anos o que torna ainda mais complicado voltar ao mercado.Uma Pena, Jesus ilumine para que isso não aconteça, como foi com a Ford.

Luís nogueira

E as lojas Campneus Pirelli, também vai ter cortes e redução?

Sandro Santana

Infelizmente entramos na contra mão do desenvolvimento nem no auge da pandemia ocorreu essa situação de empresas fecharem. Governo nocivo ao desenvolvimento do Brasil. Faz o L

Zeze

Vc tava em marte quando a ford fechou? Quando as fábricas de carro pararam de produzir no pais todo? Quando as famílias catavam ossos no lixo??? Acorda ze ***.

T

Um caso aleatório de uma empresa egoísta que fechou na época do Bozo por pensar no benefício próprio dela, já a do L é 90% das empresas fechando por causa dos custos que não bate com a realidade de hoje do país, faz o L povo que dói menos o choro e livre

Carlos Alberto

Não sou A e nem B, mais vou explicar o que está havendo no mercado de pneus. Sr. Bozo. Retirou o imposto dos pneus importados e o que antes entrava somente 20% no mercado Brasileiro, depois que Bozo liberou geral, ficou 50% pros pneus importados e 50% para as empresas de pneus do Brasil, ou seja? Está vendendo pneu, só mais
Importados e consequentemente as empresas do Brasil sofre e quem paga o pato é o brasileiro. Faz a armazinha, mais antes acho que a maioria deveria pesquisar mais antes de falar de culpados, pesquisa primeiro, depois comenta.

Julio

Engraçado é que quando veio até o funcionário a frente da empresa não comunicaram nenhum curso de capacitação e em outubro a empresa comprou outra empresa no valor de 21 milhões e mesmo com o lay off por vim tem funcionários sendo demitidos além de uma chefia interna fraca e que **** os funcionários e quando o sindicato vem para comentar alguma decisão a frente da fábrica todos já sabiam do que se trata o assunto mesmo antes deles avisar por já terem feito acordo antes de falar com o chão de fábrica a respeito vindo com a decisão já tomada

Fernando

Faz o L do amor
Amor venceu 💕

Aldenir

Vem aí a Crise do amor!! Kkkkkk

Jorge Junior

Eh simples , tira essa liderança q só pensa neles mesmo , achando q tudo eh culpa do operador , coloca líderes mais eficientes

RSL

Verdade, mas já sabemos quem eles irão culpar né!? Já andam com essa resposta pronta sem lógica na ponta da língua 😂😂

Anderson Torres

Vai estudar, analfabeto funcional

LENE LIMA

O amor venceu o odio
O choro é livre faz o L

Flávia

Eu não entendi,se a Pirelli é distribuidora, as lojas estão comprando pneus aonde?

Amauri

Comentário oportunista!

Fernando Martins

Quando a Ford deixou o país você fez o B?

Leo

A Ford deixou de fabrica carro populares só faz caminhonete, por isso ela resolveu deixa o seguimento aqui no Brasil.

Bozominion Frustrado

Miopia de grau elevado!

Ok

Vc tem que voltar a lê e interpretar o texto. “Anos anteriores”. Mas para quem chora a 10 meses fica difícil ler com olho inchados. 🤣😂🥺💦💦💦

Lázaro

Acho que nem você acredita nessa baboseira de “anos anteriores” visto que o sindicato mantém esperanças de plena recuperação antes do prazo de 20 meses. Se uma crise existisse durante este tempo as chances de uma retomada a curto prazo seria praticamente impossível.
Por isso eu pergunto: Quanto tempo o coração leva pra saber que sinônimo de amar é sofrer? Fazuele!!!!

L na veia

Fez o L, agora não pode reclamar. Chora não. Rs

Edibala

Por favor meu querido. Para de ser mau amado.

Luciano Santos

Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly, e varejistas, Walmart e Fnac. Quando fecharam com certeza você estava fazendo arminha! Ou quem sabe estava orando para os ets. O choro é livre Mané.

Julia

Oque o Lula tem haver com a crise da pireli seus Evangelistas Bolsanaristas doentes

Débora campos da Silva

O quer que uma coisa tem a haver com a outra? 🤷‍♀️ O povo fica tudo idolatrando ex- presidente 🤦‍♀️ Oxoxox