Rachel Pinto
O proprietário de uma casa lotérica no bairro Kalilândia em Feira de Santana, Jairo Miranda, está preocupado com as aglomerações no local. Ele disse ao Acorda Cidade que muitas pessoas têm ido ao local sem as informações necessárias principalmente em relação ao pagamento do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo.
De acordo com ele, alguns clientes têm ido à lotérica achando que vão receber o auxílio emergencial em espécie, o que no entanto só acontecerá a partir do dia 27 de abril para as pessoas que tiverem cadastradas no aplicativo Caixa Tem e receberem o código de acesso.
Jairo Miranda informou que embora o valor de R$ 600 já tenha sido creditado para muitas pessoas, existe um protocolo para o saque. As pessoas que possuem o Bolsa Família, por exemplo, devem comparecer as casas lotéricas, de acordo com o calendário que corresponde ao número final do Número de Identificação Social (NIS). Quem tem o final 01, o pagamento do auxílio já iniciou nesta quinta-feira (16).
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
“O crédito digital só vai poder ser sacado em dinheiro a partir do dia 27 de abril. Ele está creditado no calendário de 14 a 17 de acordo com o mês, mas para fazer transferência ou pagamentos eletrônicos, mas para sacar em espécie, tanto no autoatendimento quanto na loteria, só a partir do dia 27 de abril. As pessoas estão correndo para as casa lotéricas porque não têm essas informações, colocamos um calendário completo na porta da loteria e as pessoas que quiserem, antes de ir para a fila podem fazer a checagem da sua situação para evitar um constrangimento de pegar a fila e chegar ao final da fila não poder resolver a sua transação”, disse.
Jairo Miranda afirmou ainda que está suspensa a abertura de contas bancárias nas casas lotéricas devido a redução do contingenciamento das agências.
Ele também pediu apoio da prefeitura para que disponibilize fiscais de trânsito para ajudar a organizar as filas das loterias e orientar a população. Jairo frisou sobre a importância das pessoas usaram máscaras e observarem a distância para o atendimento.
O Sindicato dos Lotéricos, Assemelhados e Correpondente Bancário da Bahia (Sinloba), emitou a seguinte nota sobre o funcionamento das unidades neste período de pandemia:
Nota de esclarecimento
O SINLOBA – Sindicato dos Lotéricos do Estado da Bahia, vem a público esclarecer e solicitar a população que: nas casas lotéricas os serviços prestados são a venda de jogos e bolões, recebimento de boletos e faturas de água, luz, telefone, gás etc. Realizamos ainda, pagamento dos benefícios sociais tais como bolsa família, FGTS, PIS, seguro desempregado e também o auxílio do corona vírus para os que possuem cartão da CAIXA, cartão cidadão, cartão do bolsa família desde que estejam no dia do seu pagamento. Para quem tem conta digital somente a partir do dia 27/04, será possível fazer o saque nas lotéricas, conforme calendário apresentado pela Caixa Econômica Federal. Devemos destacar que, toda e qualquer informação e/ou orientação se dá, preferencialmente pelo telefone 111 ou então o cliente deverá se dirigir a uma agência da CAIXA. Solicitamos ao estado, prefeitura e órgãos de fiscalização apoio para o controle das filas na parte de fora das casas lotéricas, pois como todos sabem as casas lotéricas são blindadas e atualmente não tem condições financeiras de contratar seguranças para efetuar o serviço de organizar as filas do lado de fora, na via pública, pedimos mais uma vez aos entes públicos apoio à rede lotérica para que possamos continuar funcionando. Hoje já temos muitas lojas fechadas por estarem em shopping e centro comerciais e se continuar sem apoio da população e órgãos municipais, infelizmente a rede irá parar de atender causando um prejuízo ainda maior a população que mais precisa e na sua grande maioria é atendida pelos lotéricos.
Salvador, 16 de abril de 2020.
Sindicato dos Lotéricos do estado da Bahia – SINLOBA
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.