No sábado (31), quando os ponteiros marcaram meia-noite em ponto, os moradores do bairro Baraúnas, em Feira de Santana, saíram em um tradicional cortejo carregando um caixão que continha um boneco simbólico representando a Covid-19. O cortejo possui o objetivo de “Enterrar o Ano Velho”, a Covid e reavivar tradições.
A moradora e pesquisadora Flávia Silva, que faz parte do Coletivo Tudo Junto Produções, ressaltou ao Acorda Cidade que os moradores das Baraúnas conseguiram “Enterrar a Covid”.
“Foi uma festa muito boa, gostaria de parabenizar toda a Comissão Organizadora na pessoa de Gil, da Força Jovem. E falar que a nossa festa foi simplesmente um sucesso, sem incidentes, sem confusão. E como todos os anos regada a muita diversão, a muita alegria e brincadeira”, disse.
Flávia Silva destacou que as comunidades produzem culturas que precisam ser registradas e divulgadas.
“É importante percebemos a visibilidade que a nossa festa pode tomar. E além de parabenizar Gil a gente fala também de Dona Preta que foi a idealizadora do “Enterro do Ano” porque a partir do momento que falamos dela a gente respeita aquelas pessoas que vieram antes da gente e que construíram o caminho”, frisou a pesquisadora.
Com informações da produtora e jornalista do Acorda Cidade Maylla Nunes
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram