Conforme já foi divulgado pelo Acorda Cidade, o sistema utilizado pela Secretaria de Educação de Feira de Santana para matrículas, registro de notas e fechamento de cadernetas está fora do ar desde o último domingo (22).
A interrupção do serviço foi provocada pela própria empresa, Wimaxi Tecnologia, responsável pela gestão do sistema Sagres, diante da inadimplência da prefeitura.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, participou do Programa Acorda Cidade, na manhã desta quinta-feira (26), e explicou o motivo do não pagamento à empresa.
De acordo com ele, o Tribunal de Contas do Município (TCM) decidiu suspender o contrato com a empresa.
“Esta contratação, não é uma contratação feita por dispensa de licitação, uma vez que esse tipo de software é utilizado por várias universidades, como a Uefs por exemplo. Esse é um software caro e, no mês de março, o Tribunal de Contas do Município suspendeu o contrato. Eu estive até em Salvador algumas vezes pedindo a liberação deste contrato, porque isso aconteceu no final do mês de junho. Começou o período eleitoral e, a partir do dia 28 de outubro, que nós providenciamos estes pagamentos. O TCM entendeu que era um contrato que estava acima da dispensa, já que é um contrato de R$ 200 mil por mês, mas é um tipo de software que é utilizado em muitas universidades. O serviço foi suspenso, mas agora vai voltar a ser pago porque houve este impedimento do Tribunal de Contas no primeiro semestre do ano”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, o pagamento deve ser feito ainda nesta quinta-feira (26).
“Nós tentamos na segunda-feira, mas não foi possível porque os bancos funcionaram em horário especial. Espero que hoje possamos fazer este pagamento e, lembrando que esta empresa presta serviço para vários órgãos da prefeitura, assim com a Educação, a Saúde também. Iremos pagar o que está disponível, inclusive, isso foi até colocado na última terça-feira para a própria empresa”, concluiu.
Leia também:
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram