Acorda Cidade
Até o final desta semana a construção do pavimento rígido da estação de embarque e desembarque de passageiros entre a avenida Getúlio Vargas e a rua Castro Alves vai ser concluída. Esta estação será a maior de todo o sistema BRT que a Prefeitura de Feira de Santana está construindo.
A previsão é da empresa Via Engenharia, responsável pela construção destes equipamentos do futuro sistema de transporte urbano. As pistas das estações terão entre 62 e 83 centímetros de espessura, divididos em várias camadas.
A pavimentação reforçada do leito e do subleito evita problemas estruturais futuros. “Serão reforçadas para aguentar não apenas o trânsito dos ônibus, mas as suas frenagens”, explica o engenheiro João Pedro Castiglioni. Os veículos serão biarticulados.
A pavimentação externa será de concreto e terá 18 centímetros de espessura. Na construção usa-se brita 4, brita graduada e concreto compactado a rolo. Ainda de acordo com o engenheiro, 70% da parte civil das estações localizadas na Getúlio Vargas já está pronta.
O tempo de cura estimado, para o concreto, é de duas semanas – depois deste prazo os veículos poderão circular no local.