Andrea Trindade
Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana realizaram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (14), na Avenida Getúlio Vargas. Eles reclamam, além do preço da passagem, dos serviços prestados, e principalmente da superlotação e dos atrasos.
Eles bloquearam a avenida no sentido Anel de Contorno, depois que o motorista de um ônibus da empresa São João informou que não daria para entrar mais ninguém.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Estamos fazendo uma manifestação em prol de todos os usuários do transporte coletivo de Feira porque o transporte é caro, R$ 4,15, e vem superlotado. Os veículos têm capacidade para transportar cerca de 90 pessoas, mas circulam com 150, 180 pessoas, isso é superlotação. Os fiscais não tem consciência. Sabendo eles que no bairro SIM tem os estudantes da UniFTC, o pessoal que trabalha para as construtoras, tem as senhoras que trabalham nas casas de família, e eles querem que esse pessoal todo caiba em um ônibus só, num horário de 7h. Não há condições. Então resolvemos parar este ônibus e fazer uma manifestação para eles terem consciência de que para cobrar essa passagem cara, eles têm que colocar três ou quatro ônibus. Aí sim não vai ter mais aperto, nem gente passando mal, em nem idosos em pé”, reivindicou um passageiro.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Também no protesto, a estudado Lorena Silva, reforçou a reclamação contra o preço da passagem e da superlotação. “Não é um transporte digno para a gente”, declarou.
Por conta do bloqueio o trânsito ficou congestionado. A Polícia Militar e agentes de trânsito estiveram no local. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou ao Acorda Cidade que a linha SIM/FTC tem cinco ônibus para atender a população.
A manifestação finalizou quando a empresa enviou um ônibus reserva para levar os passageiros.
Zona rural
Na última quarta-feira (12) ocorreram duas manifestações no município contra os serviços prestados no transporte coletivo. Os moradores dos distritos de Jaíba, Matinha e Maria Quitéria reclamaram da mudança de roteiro nas linhas. Os moradores de Humildes também se queixaram dos serviços.(Relembre aqui)
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade