Ney Silva
A Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) estão realizando um trabalho em conjunto para evitar alagamentos em diversos bairros de Feira de Santana.
O diretor de operações da Soma, José Braga Neto, disse ao Acorda Cidade que a superintendência está desentupindo caixas de passagem e bueiros para evitar que água da chuva invada as residências, principalmente na periferia. Nesta quinta-feira (4), as ações concentraram-se no conjunto Feira X e no bairro Parque Ipê.
"Este trabalho não para nunca para as equipes da Soma. Constantemente estamos trabalhando em bueiros, desobstrução de redes, troca de manilhas e de grelhas. Isso é feito independente de estar chovendo ou não", afirma.
Braga Neto informou que as equipes estão concentradas nos bairros Campo Limpo, George Américo e Baraúnas. Segundo ele, no caso do Baraúnas, os trabalhos estão mais concentrados na Rua Petronílio Pinto. Nessa rua quando chove, o nível da água aumenta e invade as casas.
Enquanto a equipe da Soma trabalha na limpeza de bueiros e redes de água pluvial para evitar alagamentos, a Sesp está limpando e removendo lixo e mato dentro e no entorno dos grandes canais de macrodrenagem.
É o caso do canal da Rua Nossa Senhora de Lourdes, que interliga os bairros Parque Ipê e Mangabeira, atravessando a Avenida Fraga Maia.
Nesse local, o canal está cheio de lixo e a limpeza geral deve durar uma semana. A estimativa é que cerca de 30 caçambas sejam usadas para a remoção de toda sujeira.
"Esse é um ponto crítico das chuvas. Antes do Parque Ipê já trabalhamos no Jardim Acácia e concluímos e já iniciamos a limpeza do canal do conjunto Feira X", afirmou João Marcelo diretor da Sesp.
Ele disse que este ano a prefeitura trabalhou em vários canais e, no caso do Parque Ipê, está já é a segunda vez que a limpeza foi realizada. As equipes estiveram também no Feira V e na rua Tupinambá.
Outras ações já foram realizadas nos bairros Aviário e Feira V. De acordo com João Marcelo, as equipes vão voltar e repetir os serviços. Ele informou que neste ano já foram feitos trabalhos de limpeza em pelo menos em 20 canais e o trabalho vai ser intensificado.