Nesta quinta-feira (16), foi aberta a tradicional Campanha do Papai Noel dos Correios, com o tema ‘Todo mundo pode ser um Noel, seja você também’. A ação une a empresa e a sociedade civil em um grande gesto de amor e solidariedade. Criada há mais de 30 anos, a instituição recolhe cartas de crianças até 10 anos, geralmente, crianças em situação de vulnerabilidade social, e doa os presentes que elas solicitam ao Papai Noel.
Em Feira de Santana as cartas já podem ser enviadas até 11 de dezembro em três pontos. Nas agências dos Correios do Tomba, que fica em frente a praça Macário Barreto, na Getúlio Vargas, em frente a prefeitura e no bairro Sim, na agência da Artêmia Pires. Já os ‘padrinhos coletivos’, como são chamados os doadores, podem entregar os presentes até o dia 15 de dezembro nestes mesmos locais.
Para adotar uma cartinha virtualmente, as pessoas podem acessar este site https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php.
Crianças de duas instituições educacionais da cidade participaram do lançamento hoje em Feira de Santana.
A presidente da Associação Luiza Araújo do Carmo, professora Marta Santos, contou que a instituição já participa há alguns anos. Ela levou dez crianças para participar do evento.
“Um projeto de grande importância para a nossa cidade e também para o país. É um projeto de grande valia, principalmente para crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. Essas crianças muitas vezes não têm condições de ter um presente. Então, a alegria é grande quando essas crianças recebem esse presente dos padrinhos, que é através do projeto do Papai Noel dos Correios. É gratificante para as crianças, gratificante para nós das instituições e também para as famílias que estão sendo contempladas com esse presente para as crianças que no momento não podem comprar”, pontuou.
Além de pedir presentes, o Papai Noel do Correios incentiva o interesse pela escrita, pela leitura e inspira as crianças genuinamente a expressar suas emoções através das cartinhas.
Dez crianças da Creche Vovó Marta, do bairro Jussara, também participaram. Cleonice Andrade, responsável pela instituição, disse ao Acorda Cidade que a parceria com os Correios existe há mais de dez anos. “Esta campanha vem valorizar nosso trabalho, ajudar a vulnerabilidade social. São crianças da periferia, Correios já tem essa parceria há mais ou menos uns 15 anos. Olha que luxo, essas crianças saindo de casa, vindo para o Correio. Então é uma campanha muito valorosa”, colocou.
Da Creche Vovó Marta foram encaminhadas em torno de 80 cartinhas. Segundo Cleonice, os pedidos foram variados, desde roupas, calçados a materiais escolares.
A técnica de correios, Rute Brito Nascimento, explicou que o objetivo da campanha é retirar o sonho das crianças do papel. Ela contou como tudo começou há 34 anos.
“Começou as criancinhas escrevendo as cartas e os nossos carteiros viam essas cartas direcionadas para Papai Noel e aí, alguns começaram a juntar o dinheiro para poder dar o presente que a criança pedia. Agora, já tem mais de 30 anos nessa estrada”, contou.
Rute também é coordenadora da campanha em Feira de Santana. Ela reforçou que o objetivo principal é realizar o desejo das crianças que encontram-se em vulnerabilidade social.
A coordenadora também explicou como acontece as entregas dos presentes.
“A pessoa vem, adota e ela prepara esse presente que a criança solicitou e ela vai entregar num desses três postos de coleta esse presente já embalado, com os dados da criança e nós, dos correios, que vamos providenciar fazer essa entrega, se for criança de escola, nós juntamos todos os presentes que conseguimos da escola, entregamos na escola e se for uma carta da sociedade, de uma criança de até 10 anos que trouxe aqui a gente providencia na nossa área operacional fazer essa entrega concorre a entrega coletiva”, contou.
Para adotar uma cartinha virtualmente, as pessoas podem acessar este site https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php.
Leia também:
Campanha Papai Noel dos Correios é lançada em Feira de Santana
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram