Na manhã desta quarta-feira (9), o tema “O Olhar do empresário sobre o Profissional do Futuro” foi discutido na 7ª Semana de Inovação.
Participaram da palestra o diretor comercial do grupo Mersan Luiz Mercês Jr, o empresário Edson Piaggio, o empresário Genildo Melo e mediado por Marco Silva, empresário e presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana. O evento que teve início na segunda-feira (7), está sendo realizado no Serviço Social de Indústria (Sesi), no bairro Alto do Cruzeiro em Feira de Santana.
A 7ª Semana de Inovação é promovida pelo Ecossistema de Inovação e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
O empresário Edson Piaggio contou ao Acorda Cidade que os jovens precisam sonhar.
“Eu acho que o mais importante para a juventude aqui hoje é dizer a esses jovens que são os desafios que tornam a vida interessante, e superá-los é o que faz a vida ter sentido. Os jovens precisam sonhar, acreditar no seu sonho e ter vontade para trabalhar nisso,” compartilhou.
Os principais desafios do jovem que busca por emprego no mercado de trabalho é a falta de experiência, como abordou o empresário Piaggio.
“As empresas exigem experiência, mas para ter experiência eles precisam trabalhar, esse é o grande desafio. E à medida que eles acreditam que podem crescer, eles podem. Porque eles têm a oportunidade, através de programas com trainees, tem empresas que abrem programas para treineiros, mas é preciso ficar atento. Os jovens precisam ficar atentos, muitas instituições como o Senai e Sebrae falaram sobre isso aqui hoje. Através desses programas eles podem conseguir oportunidade,” disse.
Ao Acorda Cidade, Cezar Carlos dos Santos, que trabalha no Senac e Unifacs, destacou a importância do evento.
“O evento foi maravilhoso, traz diversas expectativas, principalmente, para os jovens aprendizes. Essa palestra visa fazer jus ao que pregamos em sala de aula. Trazendo isso de uma forma mais robusta, na qual os jovens podem ouvir outros empresários e pessoas para as quais eles já atuam como funcionários,” contou.
O empreendedorismo, conforme abordou Cezar, está ligado ao processo de formação que o Senac prega.
“É pregado que o jovem em sala de aula desenvolva todas as suas habilidades e competências. E um dos lemas que a gente prega é justamente fazer com que esse jovem esteja no mercado de trabalho. Estar empregado é fundamental hoje em dia,” apontou.
Marco Silva Presidente do Sindicato do Comércio em Feira de Santana disse ao Acorda Cidade que o evento possui o suporte de mais de 20 entidades e relatou que a tecnologia é um meio de possibilidades.
“A tecnologia deixou de ser um fim e virou um meio. Um celular hoje tem mais tecnologia do que uma nave espacial que foi até a lua nos anos 60. Hoje, nesta palestra, tivemos a casa cheia, e focamos na visão dos dois lados: do jovem que está buscando uma colocação no mercado de trabalho e do empresário sobre o que busca no jovem. Então foi um grande debate, que um descobriu do outro lado o que é que cada um espera do outro. Hoje, com a especialização e com a tecnologia ninguém mais trabalha simplesmente pelo salário, a não ser, que essa pessoa esteja passando por uma chuva, hoje é o trabalhador que escolhe a empresa que ele quer trabalhar,” abordou.
Empresários, sociedade civil e muitos estudantes em formação profissional, principalmente jovens aprendizes do Senac, em Feira de Santana, participaram da palestra.
“Feira de Santana é uma cidade imparável. Feira de Santana hoje é destaque para educação, saúde, indústria, e hoje somos referência nacional em tecnologia, várias empresas de tecnologias, vários hubs, estão instalados em Feira. É uma cidade que está ditando ao Brasil novidades em termos de tecnologia e conhecimento. Hoje teremos aqui um astronauta que vai falar sobre sua experiência nos Estados Unidos com Nasa. Então, essa discussão é importante, porque hoje a vida está mais rápida, uma evolução que demorava 50 anos para acontecer hoje acontece em cinco anos, e o que demorava cinco anos, hoje demora cinco meses. Um celular há 10 anos mal conseguíamos falar, hoje conseguimos tirar fotografias de alta qualidade, é mais do que um computador, é nosso escritório virtual. A inovação e a tecnologia precisa estar em nossos dia a dia,” salientou Marco Silva.
Genildo Melo, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana revelou que a Associação está montando uma plataforma focada no jovem que deseja conquistar o seu primeiro emprego.
“A Associação Empresarial e Comercial de Feira de Santana tem essa preocupação e o viés de sempre estar buscando oportunidades, dentro do escopo da Associação Comercial, junto aos nossos associados e empresas coligadas, estamos sempre apresentando oportunidades, dando treinamentos e oportunidades aos jovens que queiram se inserir no mercado de trabalho e disponibilizando essas pessoas para empresas de Feira de Santana. E dentro do nosso planejamento estamos montando uma plataforma para o primeiro emprego, assim como existe o IEL, nós também queremos participar desse mercado ajudando os jovens a se inserirem no mercado de trabalho em Feira de Santana,” informou.
Genildo Melo apresentou algumas dicas para o jovem que deseja conquistar seu primeiro trabalho.
“Os jovens precisam procurar se qualificar, estudar, estar antenado ao momento que estamos passando. Muitas vezes a qualificação técnica vai ficar em segundo plano quando você tem uma qualificação comportamental adequada ao que as empresas estão procurando. A parte técnica as empresas poderão, através de treinamento e qualificação, qualificar esse jovem. Já a parte comportamental depende muito mais desse jovem. Procurem sempre se aperfeiçoar, e ficar atentos ao momento que estamos vivenciando para que tenham mais oportunidades de se inserirem no mercado de trabalho,” orientou.
Para conferir a programação completa dos próximos dias e inscrever-se clique aqui.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia mais: Sebrae: 7ª edição da Semana de Inovação tem programação gratuita em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram